Notícia

Morador reclama: só chover que esgoto alaga rua e entrada de casa em PA

"Quando vem chuva forte demais, brota tudo dentro da minha casa, vira uma verdadeira lagoa de esgoto aberta", disse o morador

Iago Almeida / 15 março 2022

Moradores de Pouso Alegre estão reclamando da situação que vêm enfrentando com esgotos que estão gerando problemas na porta de algumas residências, nos bairros Solar dos Quita, região do Cidade Jardim, e no jardim Guanabara. Em vídeos enviados ao Terra do Mandu, dois moradores registraram a situação que têm gerado mau-cheiro e muita sujeira em suas ruas e casas.

Esgoto em residência

No bairro Solar dos Quita, na região do Cidade Jardim, basta uma chuva simples para que o morador de uma residência não consiga sair ou entrar em casa. Isso porque o esgoto é jorrado para a rua, tampando a passagem de entrada de sua residência. Ele afirma que o problema começou após obras da Copasa no local, quando uma vala foi aberta.

“Esse negócio brota na minha casa. Vieram aqui, fizeram esse serviço, acabaram com a minha porta, minha rua, detonaram. E eles vêm 500 vezes aqui, olham para minha cara, olham para cara da rua, do esgoto, fecham o caminhão e vão embora falando que vão abrir uma ordem de serviço. Isso eu já perdi até a conta de quantas vezes me disseram e falaram que iriam fazer”, disse Walter Moreira.

“Quando vem chuva forte demais, brota tudo dentro da minha casa, vira uma verdadeira lagoa de esgoto aberta. Com criança pequena dentro de casa, como que a gente convive com isso? Eu não consigo sair, não consigo entrar, é impossível entrar na minha casa quando qualquer chuvisqueiro cai”, completou.

Nós entramos em contato com a Copasa, que afirmou que enviou uma equipe até o local nesta terça-feira (15/03). “A Copasa informa que uma equipe técnica esteve na rua A, no bairro Solar dos Quita, em Pouso Alegre, nesta terça-feira (15/03) e realizou a manutenção da rede de esgoto do local”, afirmou a Copasa.

Transtorno em rua

Já no bairro Jardim Guanabara, o morador gravou um vídeo mostrando o exato momento em que o esgoto estava voltando na Rua Pedro de Barros Cobra e inundando o local. Segundo ele, a tampa do bueiro ficou abaixo do nível da rua e tem gerado danos em veículos que passam pelo local e não percebem o problema.

Foto: Ricardo Borges

“Total descaso da Copasa. A tampa do bueiro há tempos tem um palmo de profundidade, danificando inclusive veículos. Agora a água volta ao redor do bueiro e  com uma chuva fraca volta um tanto de água”, afirmou o morador Ricardo Borges.

“Com relação à rua Pedro de Barros Cobra, no bairro Jardim Guanabara, a equipe está no local, mas o excesso de água de chuva acumulada na rua vem dificultando a realização dos serviços. Desta forma, um novo poço de visita (também conhecido como PV) será aberto no local, nesta quarta-feira (16/03), para que a manutenção possa ser realizada com maior eficácia”, explicou a Copasa.

Canais de relacionamento

A Copasa orienta que, para agilizar o atendimento às demandas, os clientes registrem o endereço completo do imóvel nos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia: Site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital” ou Telefones 115 e 0800 0300 115. Os clientes também podem optar pelo atendimento via WhatsApp, pelo número (31) 9 9770-7000 que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Mais Lidas