Economia

Advogado explica como se proteger de promoções falsas e golpes

Seja em comércio físico ou online, é preciso ficar atento para não ficar no prejuízo na hora de comprar; confira dicas

Iago Almeida / 15 março 2022

Nesta terça-feira, 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data, que é quase uma “Black Friday” do primeiro semestre, reúne diversas ofertas e descontos em várias lojas. A maioria, ainda, estiva as promoções para o restante da semana, outras, até o fim do mês.

Neste ano, as promoções devem durar até o próximo domingo (20/03), uma vez que muitos comerciantes querem espantar o desequilíbrio mercadológico, causado inicialmente pela pandemia da Covid-19 e agora intensificado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Por isso é muito importante conhecer e se aprofundar no Código de Defesa do Consumidor. Seja em comércio físico, ou online, é preciso ficar atento para não ficar no prejuízo na hora de comprar. Por isso, lembre-se de verificar, por exemplo, se o link do site em que está realizando a compra se trata de um link oficial. Além disso, desconfie de promoções milagrosas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem o prazo de sete dias, contados do recebimento, para devolver o produto e rever os valores pagos, que devem ser corrigidos monetariamente.

Por fim, o consumidor deve se atentar a nova ferramenta que vem sendo muito utilizada atualmente entre os brasileiros, que é a transferência por PIX. Segundo uma pesquisa da PSafe, existem hoje mais de mil contas falsas em redes sociais, como Twitter, Facebook, Tiktok e Instagram, sendo usadas para aplicar golpes financeiros ao pagamento em PIX.

Confira a entrevista com o advogado Júnior Rosa?, que apresentou dicas e informações importantes para alertar os consumidores que irão realizar compras durante o período de promoções.

Mais Lidas