Notícia

Dinheiro esquecido em bancos começa a ser liberado nesta segunda-feira (07/03)

Banco Central libera cerca de R$ 4 bi para 28 milhões de pessoas e empresas. Consulta e resgate devem ser feitos em site oficial.

Nayara Andery / 07 março 2022

Começa nesta segunda-feira (07/03) o pagamento de valores de clientes que ficaram parados por anos no sistema bancário. O Sistema Valores a Receber (SRV), do Banco Central, soma cerca de R$ 4 bilhões que devem ser devolvidos a 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresa, na primeira fase. As consultas e liberações devem ser feitas em https://www.valoresareceber.bcb.gov.br. O pagamento segue agendamento informado no momento da consulta. “Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (4h às 14h ou 14h às 24h)”, cita o BC.

Liberação do dinheiro será por etapas

A primeira etapa de agendamento para consulta e devolução dos valores já consultados é realizada entre 7 e 14 de março. Ela vale para pessoas nascidas ou empresas criadas antes de 1968. Quem perder a data agendada pode entrar na repescagem em 12 de março. As próximas etapas são de agendamento entre 14 e 18 de março para nascidos ou empresas criadas entre 1968 e 1983, com repescagem em 19 de março. Já quem nasceu após 1983 e empresas criadas a partir desta data, têm agendamento entre 21 e 25 de março, com repescagem em 26 do mesmo mês.

Como saber se tenho dinheiro no SRV?

Para saber se você tem direito basta acessar o site do Banco Central, criado exclusivamente para esse sistema. A consulta solicita o CNPJ ou CPF e a data de nascimento ou de criação da empresa. O BC indica que em “caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar”. Quem tem valores a receber, deve informar um cadastro de conta gov.br, que é o acesso a serviços digitais do Governo Federal. Caso você não tenha, o cadastro pode ser feito em https://sso.acesso.gov.br ou pelo aplicativo gov.br.

O Banco Central informou que é preciso ter o cadastro “prata” ou “ouro” no gov.br para liberar os valores existentes. Ao se cadastrar é liberado o nível bronze. O nível prata exige a validação facial pelo aplicativo, que confere se a pessoa é a mesma cadastrada na base de dados da Carteira Nacional de Habilitação. Outras formas são a validação de dados pessoais ao cruzar informações com um dos bancos credenciados e, validação de login e senha do SIGEPE para servidores públicos federais. Para o nível Ouro é só fazer a validação facil que confere a foto com o sistema da Justiça Eleitoral ou validar os dados com Certificado Digital (que seja compatível com ICP-Brasil).

“Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução”, reforça o BC.

Mais Lidas