Notícia

Obras de construção do Hospital Oncológico entram em nova fase em Pouso Alegre

Após escavações e retirada de 15 mil metros cúbicos de terra, começa a concretagem das fundações e base de sustentação do edifício

Iago Almeida / 03 março 2022

Foto: Lucas Silveira

As obras de construção do novo Hospital Oncológico, anexo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, entraram em uma nova fase neste início de março, em Pouso Alegre. No local já aconteceram as escavações e já foram construídos os muros de contenção. Foram escavados 15 mil metros cúbicos de terra.

Segundo o diretor executivo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Igor Oshiro, nesta etapa, a empresa contratada realiza a concretagem das fundações e base de sustentação do edifício, que terá 5 andares para atendimento de pacientes com câncer. A FUVS é mantenedora do HCSL.

“Começaram as fundações. Nas etapas anteriores foi a escavação e o muro de contenção. A gente tem um muro em volta com mais de 4,5 metros de profundidade e agora sim fazer a fundação, a base. Então a gente estima que entre essa semana e a próxima, essa máquina vá fazer a perfuração para fazer a parte dos pilares de fundação”, afirmou.

O terreno doado para as obras fica ao lado do HCSL, no antigo campo da Lema, em frente à UPA. Na área de 2,8 mil m² será erguido o Hospital do Câncer, que terá cinco pavimentos e mais de 11 mil m² de área construída, com capacidade de mais de 100 leitos para atender pacientes de 53 municípios. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.

“Nós estamos acompanhando as instalações das estacas, são 90, para começar a dar a base de sustentação para levantar o hospital. Então é um momento muito importante, um sonho sonhado por muitas pessoas se concretizou”, citou o vice-prefeito Cel. Dimas.

Foto: Lucas Silveira

Autoridades visitam obras

Na manhã do dia 2 de março, quarta-feira, o diretor executivo FUVS, Igor Oshiro, o prefeito Rafael Simões, o vice-prefeito Coronel Dimas e o deputado estadual Dr. Paulo, acompanharam de perto a nova etapa dos serviços. São mais de 50 municípios do extremo sul de minas que vão se beneficiar pela construção da unidade de saúde.

“Nós estamos aqui vendo se concretizar um sonho, que começou a ser sonhado por poucos, depois foi trazendo mais gente e com apoio de muitos, estamos aqui. No final do ano lançamos a pedra oncológica do nosso Hospital Oncológico e algumas pessoas disseram que era só uma pedra. Hoje nós fizemos questão de vir aqui para mostrar em que ritmo acelerado a obra se encontra. Obra esta que será extremamente importante para a nossa região. É diminuir sofrimento, é salvar vidas”, enfatizou o prefeito.

Foto: Lucas Silveira

“Nós precisamos entender, o Samuel Libânio é a grande nave mãe da saúde do Sul de Minas. Por isso, precisamos continuar de mãos dadas, caminhando, para que possamos colocar o mais rápido possível esse hospital em funcionamento”, completou o chefe do Executivo.

Para o diretor do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Alexandre Hueb, essa nova unidade hospitalar vem suprir uma carência importante em um momento delicado da saúde.

“É um momento fundamental a criação desse novo complexo do Hospital Oncológico de Pouso Alegre, do hospital Oncológico Samuel Libânio, porque nós já trabalhávamos há algum tempo com uma saturação na ocupação. Então essa dádiva que estamos recebendo vem num momento muito propício”, disse.

Foto: Lucas Silveira

Foto: Lucas Silveira

Foto: Lucas Silveira

Foto: Lucas Silveira

Mais Lidas