Notícia

PM começa a construção da sede própria do Colégio Tiradentes em Pouso Alegre

Escola Militar é pública e onde órgãos de segurança desempenham tarefas diretivas e administrativas; obra custará R$ 16 milhões e tem previsão de entrega para 2023

Iago Almeida / 23 fevereiro 2022

Foto: Terra do Mandu

A 17ª Região da Polícia Militar deu início às obras de instalação da sede própria do Colégio Tiradentes, que fica junto ao Parque Municipal no bairro Jardim Floresta, em Pouso Alegre. A obra custará, segundo a PM, R$ 16.006.084,74, recurso que além de custear a construção ainda vai gerar empregos para a cidade. A previsão de inauguração é em 2023.

Segundo o Comandante Regional da Polícia Militar, Coronel Pinheiro, “a sede própria do Colégio Tiradentes é um sonho antigo de pais, mestres e alunos e que agora se torna realidade, tendo a obra se iniciado hoje com as instalações de postes de iluminação do terreno”, disse. “Todo recurso já está à disposição da seção logística da Região, a qual acompanhará o andamento das obras até sua inauguração, prevista para ocorrer em 2023”, completou.

A escola vai ser construída em um terreno de quase 10 mil m², que foi doado pela Prefeitura Municipal através de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal no dia 6 de maio de 2021.

“Esse terreno foi doado ao Estado de Minas Gerais e atende a vários interesses: Dar uma casa própria ao Colégio Tirantes que é referência em educação para o nosso país, é um exemplo para ser seguido. A medida que estamos dando uma casa nova, com terreno mais amplo, temos a possibilidade que esse colégio atenda filho de civis. Isso vai ser muito importante, a metodologia lá utilizada é a que nos pais e nossos avós e nossos professores lá atrás utilizavam: do respeito, disciplina e comprometimento, que foram se perdendo no caminhar”, afirmou o prefeito Rafael Simões.

Foto: PM

A área doada ficava entre duas áreas verdes. Houve uma mudança, unindo as duas áreas verdes e deixando a área do município no início do trecho. No ano passado, o prefeito respondeu às críticas de que o terreno estaria dentro de área de preservação ambiental por estar inserido na área de amortecimento do Horto Florestal.

“Ao contrário do que disseram aqui, o meio ambiente está ganhando. Nós teremos lá o colégio militar, esses jovens poderão fazer cursos de biologia, nós estaremos trazendo a sociedade para defende o meio ambiente”, disse ele. O local vai atender alunos do ensino fundamental e médio.

O Colégio Militar é uma escola pública de educação básica (ensino fundamental e ensino médio) em que militares do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos da segurança pública desempenham as tarefas diretivas e administrativas. No Brasil, esta categoria de ensino é regulada pela Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e bases da educação, em seu artigo 83.

Foto: PM

Mais Lidas