Nível do Rio Sapucaí entra em estado de “atenção” em Itajubá
Defesa Civil está realizando monitoramento constante dos pontos de controle do nível do Rio Sapucaí e ribeirões da cidade
Iago Almeida / 01 fevereiro 2022Defesa Civil está realizando monitoramento constante dos pontos de controle do nível do Rio Sapucaí e ribeirões da cidade
Iago Almeida / 01 fevereiro 2022Defesa Civil informou que está realizando monitoramento no rio / Foto: Defesa Civil
Em informativo publicado nesta terça-feira (01/02) a Prefeitura Municipal de Itajubá afirmou que o nível do Rio Sapucaí entrou em estado de “Atenção” devido ao volume de chuvas que tem caído nos últimos dias na região. Entretanto, ainda não há perigo para alagamentos.
A Defesa Civil informou que está realizando monitoramento constante dos pontos de controle do nível do Rio Sapucaí e ribeirões José Pereira e Anhumas, nesse período chuvoso. Além disso, os boletins diários estão sendo postados nas redes sociais da Prefeitura Municipal, à tarde e à noite.
Luiz César Pereira, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Itajubá, fala sobre o nível do Rio Sapucaí na cidade após aumento das chuvas.
Vídeo: Prefeitura de Itajubá pic.twitter.com/AaRiVu7bwD
— Terra do Mandu (@terradomandu) February 1, 2022
“Enquanto durar o período de chuvas intensas, a Prefeitura de Itajubá divulgará diariamente, às 12h e 19h, o nível atual do Rio Sapucaí medido pela Estação de Monitoramento instalada entre os bairros Imbel e Santa Rosa”, afirmou o Executivo.
A Prefeitura realiza o monitoramento através de convênio com a Unifei. Para melhor entendimento por parte da população, a escala foi dividida em três cores: VERDE, indicando que o nível do Rio está em sua normalidade; AMARELO, sinalizando atenção; e VERMELHO, que indica o transbordamento em alguns pontos.
Santa Rita do Sapucaí
Segundo a Prefeitura Municipal, o nível do Rio Sapucaí, em Santa Rita do Sapucaí, está em 2.94 metros (medição das 15h do dia 1° de fevereiro). A Defesa Civil Municipal também está empenhada 24 horas, realizando o monitoramento do rio.
“O monitoramento é realizado em parceria com a ATIVA Soluções, empresa local responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia que associa o monitoramento de variáveis pluviométricas, fluviométricas e imagens, possibilitando a leitura das condições do ambiente como temperatura, umidade, volume de chuva e nível dos rios”, explicou a prefeitura.
Foto: Defesa Civil
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu