Região

Possibilidade de fortes chuvas coloca Sul de Minas em alerta para novos alagamentos

Meteorologistas afirmam que chuvas intensas como as que caíram no início do ano poderão retornar a partir deste fim de semana

Iago Almeida / 27 janeiro 2022

Inmet alerta para chuvas intensas no Sul de Minas / Imagem: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quinta-feira (27/01) um novo alerta para chuvas intensas em várias cidades da região. De acordo com o instituto, haverá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h; baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O aviso é válido por 24 horas e segue até às 11h desta sexta-feira (28/01). Além disso, ele vale para diversas cidades como Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Espírito Santo do Dourado, Congonhal, Careaçu, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, e outras. Confira o aviso completo e a lista das cidades em alerta, clicando aqui.

Chuvas aumentam no fim de semana

Meteorologistas do Inmet afirmam que chuvas intensas como as que caíram no início do ano e causaram estragos em várias cidades do Sul de Minas, poderão retornar a partir deste fim de semana. As fortes chuvas, inclusive, devem se estender até o início de fevereiro, mais precisamente no dia 4, sexta-feira da próxima semana.

Segundo os meteorologistas, as chuvas mais intensas são esperadas para São Paulo, mas o estado de Minas Gerais deve ficar atento quanto às trovoadas.

“A previsão é de que as regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro tenham chuvas em torno de 50 milímetros, acompanhadas de trovoadas, raios e ventos de até 50 km/h no fim de semana”, informou Claudemir Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em entrevista ao Estado de Minas.

Sendo assim, os moradores das regiões que já foram castigadas pelas chuvas na primeira quinzena deste mês, devem ficar novamente atentos. As chuvas serão causadas por uma frente fria que está avançando do litoral do Paraná sentido aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que fará aumentar a instabilidade do tempo em Minas Gerais, contribuindo assim para o aumento do volume de chuvas na próxima semana.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais Lidas