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Prefeitura recebe cerca de 150 denúncias contra a Copasa em Pouso Alegre

Município multou a companhia em cerca de R$ 20 milhões e prefeito dispara: "isso é uma afronta à relação contratual e respeito a população"

Iago Almeida / 25 janeiro 2022

Entre as reclamações mais registradas está a danificação constante do asfalto / Foto: Ascom PMPA

“Isso é uma afronta à relação contratual e respeito a população”, enfatizou o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, sobre as diversas denúncias de irregularidades recebidas pela Prefeitura Municipal. O Executivo criou um canal de denúncia contra a Copasa e, entre a última sexta-feira (21/01) e esta terça-feira (25/01) foram recebidas cerca de 150 denúncias de irregularidades em vários pontos da cidade.

“São diversas denúncias que abrangem várias infrações. Não se pode cobrar altíssimo do consumidor, principalmente, sem a necessária prestação de serviço e causando prejuízos para o cidadão. Nós estamos conferindo uma a uma e buscando soluções imediatas”, destaca o prefeito.

Além disso, o prefeito afirmou que tem fiscalizado pessoalmente as denúncias feitas pelos pouso-alegrenses. Entre as reclamações mais registradas sobre o serviço da companhia está a danificação constante do asfalto. Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito visitou o bairro São João para averiguar denúncias.

“Nós acabamos de fazer o asfalto na região e ele está afundando por culpa de obras da Copasa. Constando as denúncias, multamos a companhia e ao todo já foram cerca de R$20 milhões”, afirmou Rafael Simões.

Prefeito tem fiscalizado pessoalmente as denúncias / Foto: Ascom PMPA

De acordo com a prefeitura, a outra grande queixa dos moradores está sendo a falta de água e até mesmo a cobrança por vento. Ainda segundo o Executivo, a solução apresentada é um aparelho simples, que promete bloquear o ar e baixar a conta. Mas, para que os moradores tenham o direito de utilizá-lo, o município precisou notificar a Copasa.

“No último domingo (23) moradores do Cidade Jardim me mandaram diversos vídeos mostrando que estavam abrindo as torneiras, não tinha água e o hidrômetro girava. Por isso, entrei em contato com o Secretario de Planejamento e visitamos o local. Além disso, pedi uma rápida resolução para o problema”, disse Rafael Simões.

“O bloqueador de ar para hidrômetro é um pequeno aparelho que custa em média R$49. Para resolver o mais rápido possível, nós notificamos hoje mesmo a empresa e demos o prazo de cinco dias para que ela possa autorizar que todos os moradores que quiserem, possam colocar este equipamento antes do hidrômetro, por que depois não adianta. Nós precisamos imediatamente abaixar o custo e pagar para receber água de qualidade nas nossas casas e não ar. Caso a Copasa negue, nós vamos colocar na justiça”, completou o prefeito.

Foram recebidas cerca de 150 denúncias de irregularidades / Foto: Ascom PMPA

O que diz a Copasa

Em nota, a Copasa afirmou que o abastecimento de água, especialmente nos bairros Belvedere, Caiçara, Cidade Jardim, Dona Nina, JK, Portal Ipiranga e Shopping, que ficaram com o fornecimento parcialmente comprometido recentemente, está normalizado desde o último sábado (22/01). Além disso, explicou sobre as outras reclamações, confira a nota na íntegra:

“A Copasa informa que o abastecimento de água, especialmente nos bairros Belvedere, Caiçara, Cidade Jardim, Dona Nina, JK, Portal Ipiranga e Shopping, que ficaram com o fornecimento parcialmente comprometido recentemente, está normalizado desde o último sábado (22/01).

Sobre o dispositivo para “bloqueio do ar”, a Copasa esclarece que a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (ARSAE) não incentiva a instalação destes equipamentos por não haver nenhum estudo ou teste que considere a ação eficaz. A agência aponta que a maior parte dos estudos identificados considera a instalação deste equipamento desnecessária e atenta para riscos de contaminação da rede de distribuição de água. No entanto, o cliente que tiver interesse na instalação do dispositivo deverá entrar em contato com a Copasa para obter mais informações.

A Copasa atende a quase 100% da cidade de Pouso Alegre com abastecimento de água e esgotamento sanitário e segue trabalhando incessantemente para oferecer sempre a melhor prestação de serviços, fazendo questão de manter o diálogo aberto com seus clientes. Sobre as multas, a empresa afirma que foi notificada e que o setor jurídico da companhia tomará as providências cabíveis. 

Os clientes podem falar com a Copasa pelos 115 ou 0800 300 115; pelo aplicativo Copasa Digital; pelo site www.copasa.com.br, com funcionamento 24 horas por dia. Ou então pelo WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h”

Denúncia

A Prefeitura de Pouso Alegre criou um canal de denúncias contra a Copasa e Cemig para que os moradores possam denunciar as irregularidades nos serviços oferecidos pelas empresas, como a falta de água e energia, esgoto a céu aberto, má recuperação do asfalto, entre outras. Para denunciar acesse o site.

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