Região

Confira cidades que já definiram vacinação infantil contra Covid no Sul de Minas

Enquanto vacinação é divulgada por municípios sul mineiros, MG recebe 2ª remessa de imunizantes pediátricos

Nayara Andery / 18 janeiro 2022

Quem vai levar crianças entre 5 e 11 anos para vacinar contra a Covid quer saber se a campanha já tem data definida. Cada cidade estipula um período para a campanha. Ouro Fino já começou nesta segunda-feira (17/01) e Pouso Alegre, nesta terça-feira (18/01). Prioridade em Minas Gerais é de crianças com comorbidades, com deficiência, quilombolas e índigenas aldeadas e estado recebeu segunda remessa, com mais 112,6 mil doses. Na região, prefeituras iniciam ou anunciam a vacinação infantil.

Confira vacinação na região

Em Ouro Fino são aplicadas vacinas em crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidade. A campanha é de 13h às 16h, nos Capuchinhos. Pouso Alegre aplica vacina infantil na Casa da Cultura, após cadastro no Imuniza PA. Para crianças de 11 anos é preciso aguardar resposta com agendamento. Para as de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência é só ir diretamente à Casa da Cultura.

Itajubá começa a vacinar nesta quarta-feira (19/01) crianças de 10 e 11 anos do município, com prioridade de comorbidades ou deficiências. É preciso fazer cadastro em itajubadigital.com.br. A prefeitura agenda a vacinação e envia mensagem para WhatsApp ou e-mail cadastrado. A vacinação será de 8h às 16h, no Tigrão, com apresentação de QR Code do cadastro. Quem não tem acesso à internet ou cartão do SUS, deve procurar a unidade de saúde próxima.

Andradas, que foi um dos primeiros municípios a buscar a vacina pediátrica, começa a campanha nesta quarta-feira. O objetivo é imunizar crianças de 5 a 11 anos com comorbidade, comprovada por documentação.O imunizante é aplicado pela equipe do Materno Infantil, de 13h às 16h.  Prefeitura tem canal de esclarecimento pelo (35) 3731-3313, que atende de 7h às 13h, em dias comerciais. Ao vacinar as crianças é possível ajudar a Santa Casa, com doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza.

Inconfidentes vai vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências a partir desta quinta-feira (20/01). Pais ou responsáveis devem apresentar laudo ou declaração médica com a condição da criança. O ponto de vacinação é o Centro Comunitário, de 8h às 10h.

No mesmo dia, começa imunização em Borda da Mata. A ESF Monsenhor Pedro Cintra atende o público de 8h às 11h. Podem ser vacinadas crianças com 11 anos ou as de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência. Nos casos prioritários é preciso apresentar laudo médico.

Em todos os casos é preciso que a criança esteja acompanhada de uma pessoa maior de 18 anos. Prefeituras recomendam que sejam apresentados cartão de vacinação, documento e cartão dos SUS da criança. Ministério da Saúde recomenda que elas estejam acompanhadas de um responsável maior de 18 anos. Caso os pais não estejam junto, é preciso apresentar termo de autorização da vacinação.

Mais Lidas