Região

Centro de Itajubá oferece atendimentos de Saúde Mental Pós-Covid

Pandemia elevou o risco de desenvolvimento de sintomas psíquicos entre a população; campanha Janeiro Branco foi lançada na cidade

Iago Almeida / 14 janeiro 2022

Atendimento no Centro em Itajubá ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h / Foto: Prefeitura de Itajubá

A Prefeitura Municipal de Itajubá está promovendo a campanha “Janeiro Branco” durante todo o mês, com objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente. De acordo com a Prefeitura, a campanha acontece estrategicamente neste mês, pois é quando as pessoas estão focadas em traçar novas metas, objetivando o bem-estar mental e emocional para o ano que se inicia.

Em dezembro de 2021, a cidade inaugurou o Centro de Atendimento em Saúde Mental Pós-Covid. Pioneiro na região Sul de Minas, o Centro Pós-Covid visa oferecer atendimento médico psiquiátrico e psicoterapia (presencial e remota) à população e trabalhadores da saúde afetados com as demandas, angústias e sofrimentos mentais ocasionados pela pandemia.

Diversas podem ser as causas dos transtornos mentais. Mas é preciso lembrar justamente que a pandemia elevou substancialmente o risco de desenvolvimento de sintomas psíquicos entre a população.

“A saúde mental é de extrema importância para o ser humano. Assim como cuidamos do nosso organismo, devemos cuidar da nossa saúde mental, por isso um mês dedicado a ela. E janeiro é um mês emblemático, pois iniciamos o ano, então é uma oportunidade de acertarmos toda nossa casa e o nosso maior patrimônio, que é a saúde mental”, enfatizou o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde de Itajubá, Dr. Nilo Baracho.

No centro de Itajubá, as pessoas que sofreram experiências relacionadas à infecção pela Covid-19 e outros fatores como mortes, mudanças na rotina e distanciamento social recebem ajuda profissional de psiquiatras e psicólogos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Avenida Henriqueto Cardinali, s/n (Policlínica da Varginha). Informações pelo telefone (35) 9 9730-3931.

“Juntos, conseguimos realizar grandes ações. A minha proposta e do Dr. Nilo é transformar este local em um centro de referência em saúde. Tudo que estamos realizando é pensando na população, especialmente nas pessoas que mais precisam do poder público”, enfatizou o prefeito Christian.

Mais Lidas