Pouso Alegre

Secretária de saúde fala sobre “explosão” de casos de Covid em Pouso Alegre

Entre 31/12 e 09/01 foram 116 novos casos por dia e atendimento diário na UPA chega a 500 pessoas

Nayara Andery / 11 janeiro 2022

No dia do recorde mundial de 3 milhões diários de casos de Covid, Pouso Alegre alerta sobre a explosão de confirmados no município. Foram 116 novos casos da doença registrados por dia, entre 31/12 e 09/01. Segundo secretária municipal de saúde, Silvia Regina, “a cada dia, cerca de 500 pessoas são atendidas na UPA”. O local é o ponto de atendimento para pessoas com casos suspeitos e também realiza exames.

Silvia Regina, secretária de saúde de Pouso Alegre, em entrevista ao Terra do Mandu.

Para Silvia, o número vai crescer ainda mais após coleta de dados nesta semana, tendo em vista o aumento da procura por atendimento. Até na rede particular há dias em que os exames estão esgotados.

O salto da média móvel passou de 15 casos diários entre 10 e 30 de dezembro, para 116 diariamente entre 30 de dezembro (boletim publicado em 31/12) e 9 de janeiro de 2022 (publicado em 10/01), que tiveram um óbito cada. Intervalo entre os dois últimos boletins epidemiológicos foi de dez dias, e o anterior, teve 20 dias de intervalo. Taxa de letalidade está em 1,8% há um mês.

Média diária pode ser comparada a julho passado, quando o valor oscilava e chegou por várias vezes a passar dos 100 casos diários, após salto da pandemia em janeiro e abril de 2021. Nos últimos seis meses foram 4472 novos casos e 59 mortes em Pouso Alegre, sendo cerca que 26% das pessoas testaram positivo entre 31 de dezembro e 9 de janeiro.

O comitê regional de saúde vai se reunir em 14 de janeiro para analisar situação e definir se é necessário implantar medidas relativas a esse novo cenário da pandemia. Enquanto isso, Silvia reforça a necessidade da população tomar a segunda e terceira dose da vacina e manter medidas preventivas. “E ainda tem a mudança que ontem o Ministério da Saúde regulamentou sobre a redução do período de isolamento, nós vamos aguardar que a norma seja enviada oficialmente.”

Multiplicação rápida de casos em Pouso Alegre segue cenário nacional

O Terra do Mandu comparou os boletins dos últimos três meses, que mostram evolução recente dos casos:

Dados coletados pelo Terra do Mandu mostram multiplicação rápida dos casos nos últimos dias, em Pouso Alegre.

Vacinação para crianças

O município abriu cadastro para pais e responsáveis informarem dados das crianças a serem vacinadas. Ele vale para aquelas que têm entre 9 e 11 anos de idade. Para fazer o cadastro é só acessar pousoalegre.mg.gov.br/imunizapa. Os dados serão usados para coletar a quantidade necessária de vacinas, que posteriormente será destinada ao município.

Mais Lidas