Notícia

VÍDEO: Mulher se desespera ao ter casa invadida pela água em Pouso Alegre

Moradores do bairro São Geraldo precisaram quebrar muro e contaram com ajuda de vizinhos para retirada de imóveis da residência

Iago Almeida / 10 janeiro 2022

Família perdeu imóveis e retirou outros no bairro São Geraldo / Fotos: enviadas por moradores

Uma moradora do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, ficou desesperada ao ver sua residência tomada pelas águas durante o fim de semana. A casa de Maria Inez Firmino Machado, de 53 anos, foi invadida pelo alagamento em todos os cômodos e a família perdeu alguns móveis.

“Que tristeza. Olha pra você ver minhas coisas, tudo boiando. Olha pra você ver minha casa, lutei tanto, olha que tristeza”, comenta a moradora, chorando, enquanto filmava a inundação da residência. Confira o registro:

De acordo com o filho da mulher, Jonas Donizetti, a água começou a entrar na residência da família no sábado (08/01). Os moradores ainda precisaram quebrar um muro para retirada dos móveis da casa, que não passaram pela porta de entrada. “Tivemos que quebrar a parede para sair com alguns móveis. Saímos por trás da casa, onde um vizinho abriu o portão pra nós retirarmos”, contou.

O filho disse ainda que a família perdeu fogão, armário e dois guarda-roupas, além de mantimentos. Os móveis que a família conseguiu retirar da residência foram levados para a casa de amigos no bairro Foch. Já Maria Inez Firmino e seu esposo, Sebastião Donizetti Machado de 61 anos, foram se abrigar na casa da filha do casal no bairro Morumbi.

Situação preocupa no bairro

Com a cheia do Rio Mandu, que está 3,70 metros acima do nível normal, os alagamentos no bairro São Geraldo já atingiram mais de 200 famílias, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (10/01). Pessoas tiveram que deixar suas casas às pressas; a evacuação começou no final de semana. Um abrigo criado em escola municipal da cidade já atende 16 famílias provisoriamente.

As famílias que estavam sob situação de risco no bairro estão sendo acompanhadas pela prefeitura. Casas de amigos e familiares têm se tornado refúgio nesse momento do desastre natural, que infelizmente foi visto por várias vezes nos últimos anos. A enchente mais marcante em Pouso Alegre foi no ano 2000 e afetou principalmente essa região.

A Defesa Civil tem trabalhado principalmente na região do São Geraldo, área mais atingida por ser considerada mais baixa e próxima do Rio Mandu. O monitoramento é feito por 24h, informou uma nota da prefeitura. Para diminuir a vazão da água foram ligadas duas bombas de sucção na via conhecida como Diquinha. Outra medida foi instalar a terceira bomba para drenar a água que inunda o São Geraldo.

Mais Lidas