Região

Itajubá confirma dois primeiros casos da variante Ômicron

Confirmação ocorre após dois pacientes apresentarem sintomas muito parecidos com os relatados para a nova variante.

Iago Almeida / 05 janeiro 2022

Está confirmada a presença da variante Ômicron, uma das mutações do novo Coronavírus, em Itajubá. A confirmação foi feita pela Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (05/01) após dois pacientes do município apresentarem sintomas muito parecidos com os relatados para a nova variante.

De acordo com o Executivo, os pacientes tiveram suas amostras enviadas pelo Hospital de Clínicas de Itajubá ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), que realizou estudo específico e, assim, retornou com o resultado positivo, confirmando a presença da cepa variante. Vale lembrar que a identificação da variante P1, agora Gama, em 2021, também ocorreu com a grande parceria entre o Hospital de Clínicas e a Prefeitura.

Ainda segundo a Prefeitura Municipal, a presença da Ômicron está diretamente relacionada ao aumento no número de casos no município, uma vez que trata-se de uma variante com alta taxa de transmissibilidade, mas que, por outro lado, tem resultado em baixíssimas taxas de letalidade e de internação hospitalar, como pode ser observado em outras partes do mundo.

“A presença da Ômicron reforça o alerta para a população itajubense redobrar os cuidados a fim de evitar a infecção pela nova cepa. Manter os cuidados é fundamental: pratique o distanciamento social, use máscara, evite tocar olhos e boca e higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%”, disse a Prefeitura de Itajubá.

“A Prefeitura segue monitorando os casos e trabalhando no cumprimento das normas do Plano Minas Consciente, além de testar e vacinar a população”, completou.

Atualmente Itajubá registra 10.862 casos de Covid-19, sendo que 423 evoluíram para óbito, 278 estão em recuperação e 10.161 se recuperaram.

Mais Lidas