Notícia

Sul de Minas poderá ter chuvas intensas nos últimos dias de 2021, alerta Inmet

Segundo instituto, há possibilidade de tempestades entre às 11h desta quinta às 11h desta sexta-feira (31/12).

Terra do Mandu / 30 dezembro 2021
Pouso Alegre com tempo chuvoso. Foto: Madu Macedo

Pouso Alegre com tempo chuvoso. Foto: Madu Macedo

Chove em Pouso Alegre desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30/12). Até por volta do meio-dia, quando esta matéria está sendo escrita, a chuva é mansa, de baixa intensidade. No entanto, o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempo instável em todas as regiões de Minas Gerais, com risco de chuva forte em todo o Sul de Minas, nesses últimos dias de 2021. A previsão de temporais inclui ainda as regiões Oeste, Triângulo Mineiro e Central do estado.

O site do Inmet também divulgou o alerta, que abrange outras regiões do Brasil, de que há possibilidade de chuvas intensas, com volumes entre 50 a 100mm por dia entre às 11h desta quinta-feira (30/12) até às 11h desta sexta-feira, último dia de 2021. O aviso inclui possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda segundo o boletim do Inmet, nas regiões do Norte e Vale do Jequitinhonha a instabilidade atmosférica enfraquece e como consequência a chuva tende a diminuir. Essas regiões sofrem com as fortes chuvas das últimas semanas, assim como o Sul da Bahia.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais Lidas