Notícia

Verão chega com chuvas intensas previstas para o natal no Sul de Minas

Inmet alerta que estação deve ter 900mm de chuva na região, com calor menor que na primavera

Nayara Andery / 21 dezembro 2021

O verão chegou às 12h59 desta terça-feira (21/12) com previsão de até 900mm de chuva para o Sul de Minas. A mudança climática começa a partir de quinta-feira (23/12), com temperaturas não tão altas quanto as mais elevadas da primavera, explica o meteorologista Claudemir de Azevedo. Ele trabalha no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e diz que o natal na região será de chuvas intensas, sem previsão de granizo para esta semana.

Temperaturas de até 32°C devem ser a máxima durante o verão sul mineiro. “Em termos de temperatura média, nós ficamos com a temperatura média de 27° C” para o Sul de Minas. Azevedo salienta que o verão tem “a condição de temperaturas mais elevadas, visto que nessa época o Hemisfério Sul recebe mais radiação”.

Chuvas por pelo menos três dias consecutivos podem ser registradas até janeiro, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, destaca o meteorologista. A ação dela gera “volumes significativos de chuvas que podem inclusive provocar transtornos à população como enxurradas, elevação do nível dos rios, entre outros fatores.”

Verão deve ser menos quente que primavera em MG

A quantidade de nuvens interfere na temperatura da atmosfera, detalha Azevedo. “Normalmente na primavera ocorrem os picos de temperaturas máximas sobre o estado de Minas Gerais.” Verão tem maior incidência de nuvens, o que “funciona como um regulador da temperatura”.

“Cidades como Maria da Fé, Delfim Moreira, Camanducaia, distrito de Monte Verde que situam-se em toda a região da Serra da Mantiqueira, representam por uma condição geográfica mais baixas, mesmo neste período de verão” e “por outro lado, municípios como Varginha, Lavras, Três Corações, apresentam condições de temperaturas mais elevadas”.

Mais Lidas