A busca pela identidade cultural de uma cidade
Qual é a identidade cultural de Pouso Alegre? São tantas que parece que não tem nenhuma.
Mariana Sayad / 21 novembro 2021Qual é a identidade cultural de Pouso Alegre? São tantas que parece que não tem nenhuma.
Mariana Sayad / 21 novembro 2021Mariana Sayad – jornalista e produtora cultural. Foto: Arquivo Pessoal
A identidade cultural é um tema muito recorrente quando falamos em cidades, principalmente, quando têm projetos turísticos e culturais envolvidos, pois tem-se a ideia de que turistas buscam localidades a partir de suas identidades culturais, com o objetivo de viver experiências relacionadas a tal identidade. Talvez essa ideia esteja correta mesmo, mas também talvez esteja incompleta, ou seja, há mais atributos envolvendo a identidade cultural de uma cidade.
Há dois pontos importantes sobre a identidade cultural, deve haver mais, mas aqui veremos dois. O primeiro é que a identidade cultural de um local (cidade, país) é algo bem datado e muito falado no século XX, mas no século XXI ela tem um outro tipo de importância.
Antes da globalização, internet e todos os avanços da tecnologia digital, as fronteiras entre as nações eram muito claras e ter uma identidade forte, era quase uma questão de segurança nacional. O Estado precisava ter um cuidado muito especial com os produtos culturais da nação, afinal, refletia a alma daquele país, ou como disse o escritor Vargas Llosa “denominador comum entre seus cidadãos”.
A internet diluiu as barreiras entre as nações, a rede social nem se fale, quase pulverizou essas barreiras, então, encontrar essa tal identidade em meio a um mundo de influências e informações culturais trocadas entre as pessoas de diversos países se tornou uma missão mais difícil ainda.
O segundo ponto é que o século XXI também trouxe a noção de diversidade cultural, portanto, como coexistir diversidade e identidade cultural? Pensando nessa ideia de identidade como um denominador comum.
Quando um local define sua identidade cultural como guia de política públicas, guia para fomentar a divulgação para o turismo pode estar desvalorizando outras manifestações culturais, excluindo produtos culturais e pessoas? É como se fosse um efeito colateral, fomentar uma forma ou um produto cultural em detrimento de tantos outros que há nas cidades e territórios.
Identidade de Pouso Alegre
Qual é a identidade cultural de Pouso Alegre? São tantas que parece que não tem nenhuma. Há grupos de artesanato na cidade realizando um trabalho super comprometido de identidade cultural para retratar em suas peças, assim como, há músicos que cantam Pouso Alegre em suas músicas e há projetos na cidade que visam encontrar essa identidade.
Pano de prato da Rosalina Artesanato. que faz parte do projeto de identidade de Pouso Alegre. Foto: Mariana Sayad
Mas nenhum deles está centrado na ideia de uma única identidade, apenas um guia, mas sim na diversidade que a cidade tem de manifestações culturais. Cada pessoa da cidade traz consigo um pouco dessa identidade, é uma troca entre o local e quem vive nele.
A identidade cultural não precisa ser encontrada, ela já existe e está no nosso cotidiano e é tão presente que parece que nem existe. O que precisamos refletir é se vale a pena investimos em uma única identidade cultural para nossa cidade ou pensarmos na ideia da diversidade cultural, ainda mais em Pouso Alegre que recebe muitas pessoas de outros locais que vem para cá em busca de um lar.
Mariana Sayad é jornalista, produtora cultural. Ela sócia da Luneta, ao lado de Júlia Lopes. A empresa é especialista em economia criativa e consultoria criativa de negócios.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu