Cadastro escolar começa nesta quarta-feira (17) em MG
Inscrições valem para quem vai ingressar em educação estadual em 2022 e também para 740 cidades na rede municipal
Nayara Andery / 16 novembro 2021Inscrições valem para quem vai ingressar em educação estadual em 2022 e também para 740 cidades na rede municipal
Nayara Andery / 16 novembro 2021As vagas para a educação pública em 2022 serão ofertadas a partir desta quarta-feira (17) em Minas Gerais. É o início das inscrições que serão feitas apenas pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O cadastro é para quem já está na rede estadual e não renovou a matrícula, quem vai ingressar no ensino fundamental, médio, educação profissional ou Educação de Jovens e Adultos (desde que respeitem as regras do programa).
É preciso inscrever crianças que completam seis anos de idade até 30 de março de 2022 e devem ingressar nos anos iniciais do ensino fundamental na rede estadual. Alunos a ingressar nos demais anos da educação básica para quem vem está em transferência de município ou vem de outra rede que não seja a estadual ou municipal que aderiram ao Sucem também têm que ser inscritos. No formulário é possível escolher mais de uma unidade de ensino, o que depois auxilia na seleção para a vaga mais próxima de onde o estudante mora.
A novidade é que 740 municípios mineiros aderiram ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). O cadastro unificado vale para alunos que precisam da vaga em qualquer escola pública, exceto nos municípios que não aderiram e nos quais o portal funciona apenas para a rede estadual. Cada aluno inscrito no site do Cadastro Escolar terá uma escola municipal ou estadual designada para que ele estude em 2022.
Clícia Beraldo, superintendente regional de ensino de Pouso Alegre, conta que essa novidade vale por exemplo para Pouso Alegre e demais municípios do Sul de Minas. Nessas cidades, ao fazer a inscrição é possível ver as escolas municipais e estaduais disponíveis para o aluno e escolher em quais ele quer disputar uma vaga para estudar em 2022. Na regional existem mais de 40 mil alunos que cursam a educação estadual em 2021. Clícia destaca que 80% da renovação de matrícula foi concluída e o restante são vagas disponíveis no Cadastro Escolar.
No site é possível ver que apenas nove cidades da regional não aderiram ao cadastro unificado. Nesses casos o SUCEM apresenta durante a inscrição apenas escolas estaduais. Para vagas na rede municipal nessas localidades é preciso entrar em contato com a Prefeitura ou Secretaria Municipal de Educação.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu