Notícia

Câncer de próstata deve ter 66 mil novos casos anuais no Brasil de 2020 a 2022

Chance de cura supera 90% com detecção no período inicial da doença

Nayara Andery / 04 novembro 2021

O Brasil deve ter 65.840 novos casos de câncer de próstata entre 2020 e 2022, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O período atual conhecido como Novembro Azul chama a atenção para a necessidade de consultas e exames para prevenir e detectar a doença. Esse câncer é o que mais atinge a população masculina.

Dados referentes à doença cresceram na pandemia, devido à queda nas visitas a urologistas e exames. O INCA aponta crescimento de 10% da mortalidade no período de cinco anos. Cirurgias para retirada do tumor pelo SUS caíram 21,5% entre 2019 e 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19. O reflexo vem da queda nas fases de detecção, seja nas consultas pelo SUS (-33,5%), em exames de PSA (-27%) e biópsias (-21%).

TABU x CURA

Para parte do público masculino o assunto ainda é um tabu. Médicos consideram que o receio de se consultar e fazer exames pode ser maior que o cuidado com a saúde. É o que confirma a radio-oncologista, Daniela de Souza Mota e Camanducaia. Ela acrescenta que vencer esse tabu é importante, pois as chances de cura superam 90% com a detecção e tratamento na fase inicial.

Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Mais Lidas