Sob risco de rompimento de barragem, casas são evacuadas em Paraisópolis
Orientação é que as 25 famílias que residem no bairro Serra da Usina sejam realocadas, já que a barragem está classificada como “nível 3”.
Gabriella Starneck / 01 outubro 2021Orientação é que as 25 famílias que residem no bairro Serra da Usina sejam realocadas, já que a barragem está classificada como “nível 3”.
Gabriella Starneck / 01 outubro 2021Moradores do bairro Serra da Usina, em Paraisópolis, estão sendo retirados de suas casas nesta sexta-feira, 1º de outubro, após a Defesa Civil informar que há risco de rompimento da barragem da represa localizada no Parque Municipal do Brejo Grande. A evacuação acontece em razão da barragem ter sido classificada como “nível 3”.
A orientação da Defesa Civil e dos Bombeiros Militares é que as casas localizadas no bairro Serra da Usina, abaixo da crista da represa, sejam evacuadas. Ao todo, 25 famílias residem na região. De acordo com a prefeitura, essas pessoas serão encaminhadas à casas de parentes ou hotel. Além disso, moradores do Ribeirão Vermelho, bairro mais afastado, também passarão por treinamento de evacuação de emergência.
O acesso ao Parque Municipal do Brejo Grande foi interditado para a realização de trabalhos de recuperação da barragem, que corre risco de rompimento. Além disso, a Defesa Civil, o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) e o Corpo de Bombeiros orientaram para que a passagem de veículos no local também fosse paralisada. Um novo acesso ao Pico do Machadão está sendo providenciado.
“Pra dar início ao projeto [de recuperação da represa], nós temos que desocupar a área que está em vermelho, porque a nossa represa está condicionada no primeiro projeto de novembro do ano passado no nível 3 de risco, um nível muito alto de risco”, afirmou o prefeito Éverton de Assis.
A prefeitura reforça que não há risco iminente de rompimento da estrutura, mas que os procedimentos são necessários para a recuperação da barragem.
Segundo o prefeito de Paraisópolis, as equipes da prefeitura buscam a recuperação da represa localizada no Parque Ecológico do Brejo Grande desde o início de 2021. Apesar da represa existir há mais de 50 anos, ela não estava cadastrado no Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam).
“Desde que entramos na prefeitura, estamos buscando meios de recuperação da nossa represa, para que esse patrimônio esteja em condições necessárias de segurança à população e também que traga uma reserva de abastecimento para a cidade”, afirma Éverton de Assis.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu