Polícia Civil prende suspeitos de receberem propina para dar baixa em multas

Investigados intermediavam a baixa de multas de trânsito na JARI, com o então ex-secretário de Defesa Social.

Gabriella Starneck / 28 setembro 2021

Duas pessoas suspeitas de participarem de um esquema de propina para dar baixa em multas de trânsito foram presas, nesta terça-feira (28), em Itajubá. A segunda fase da Operação Sentido Obrigatório, deflagrada pela Polícia Civil, resultou na prisão de dois suspeitos, de 24 e 63 anos.

De acordo com a Polícia Civil, os investigados intermediavam a baixa de multas de trânsito na Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI), com o então ex-secretário de Defesa Social – que foi preso na primeira fase da operação, mas foi solto cerca de dois meses depois.

Nesta terça-feira, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Itajubá. Durante as buscas, três armas de fogo, celulares e documentos foram apreendidos.

Um dos suspeitos, que teve a prisão temporária decretada, realizava a captação de interessados para a baixa de multas, repassando ao ex-secretário que analisava a viabilidade do cancelamento da multa, mediante pagamento de propina. O outro, preso em flagrante por posse ilegal de armas, foi liberado após pagamento de fiança.

Durante a operação, também foram identificados pelo menos 50 moradores que efetuaram o pagamento para a baixa de multas. Conforme a Polícia Civil, todas essas pessoas serão intimadas para prestar esclarecimentos.

As investigações da Operação Sentido Obrigatório continuam para identificar outras práticas criminosas.

Mais Lidas