Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Moradores questionam expansão urbana em área próxima ao Parque Municipal

Um grupo de moradores dos bairros Jardim Floresta, Buritis e Parque Ibirá, em Pouso Alegre questiona o aumento do perímetro urbano na região do Parque Natural Municipal, que é área de preservação ambiental. Nos apontamentos mostrados pelos moradores, a atual área de amortecimento da mata do Horto Florestal passará a ser zona urbana, com permissão para construção imobiliária. VEJA O QUE DIZEM OS MORAORES NO VÍDEO.

O novo Plano Diretor de Pouso Alegre está na fase e votação pelos vereadores. O projeto que se tornará lei estabelece as diretrizes para o desenvolvimento da cidades para os próximos 10 anos e sua elaboração é uma exigência federal para municípios com população acima de 20 mil habitantes. As discussões para esse novo documento começaram em 2019 e foi suspensas durante um período, devido à pandemia da Covid-19.

No abaixo-assinado, os moradores dos três bairros ainda citam que o crescimento populacional poderá acarretar em outros problemas, relacionado à infraestrutura e segurança da região, trazendo prejuízos à qualidade de vida. O documento teve mais de 200 assinaturas e propõe emenda ao projeto do Plano Diretor para que se mantenha as áreas de amortecimento.

As reivindicações foram entregues para vereadores. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura, responsável pelo texto final do projeto, após as discussões nas audiências públicas. Porém, até a publicação dessa matéria, nenhuma posição sobre o novo plano diretor foi passada.

O presidente da Câmara Municipal, Bruno Dias (DEM), falou ao vivo no Mandu News sobre o assunto. O projeto foi aprovado em primeiro turno em sessão ordinária dessa semana. O vereador explica o que foi levado em consideração na preparação e redação final do projeto que está em votação. VEJA A ENTREVISTA NO VÍDEO ABAIXO: