Região

Itajubá confirma primeiro caso da variante delta no Sul de Minas

Caso da cepa indiana foi confirmado após análise da Funed. Paciente e familiares contaminados já se recuperaram e passam bem.

Gabriella Starneck / 23 agosto 2021

O primeiro caso da variante delta no Sul de Minas foi confirmado nesta segunda-feira (23), após a prefeitura de Itajubá divulgar que a cepa indiana foi identificada em um paciente de 37 anos que mora no município. A confirmação ocorreu após uma amostra ser analisada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte.

De acordo com a prefeitura, o paciente relatou que recebeu, no início de agosto, a visita de um parente de Brasília. Ainda conforme a administração municipal, ele e seus familiares, que também se contaminaram, já se recuperaram da doença e passam bem.

“A confirmação acende o alerta para a população redobrar os cuidados a fim de evitar a infecção pela nova cepa do coronavírus, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa. Os cuidados devem ser mantidos: distanciamento social, uso de máscaras, evitar tocar olhos e boca e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%”, diz a nota da prefeitura.

Até então, haviam 12 casos da variante delta confirmados em Minas Gerais, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na Norte. Apesar do baixo número, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que Minas Gerais já tem transmissão comunitária da cepa indiana.

Covid-19 em Itajubá

Itajubá contabiliza 9.399 casos positivos de Covid-19 e 408 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia. O total de recuperados chegou a 9.399.

Neste momento, 39 moradores estão infectados pelo vírus no município. A ocupação de leitos de suporte ventilatório está em 12% e a ocupação de UTI está em 34%.

Em relação à vacinação, 65.195 foram imunizadas com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. De acordo com a prefeitura, isso corresponde a 66,98% da população.

Veja a entrevista com o vice-prefeito e secretário de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho:

Mais Lidas