Notícia

SRS de Pouso Alegre recebe nova remessa de vacinas contra a Covid

Mais de 5,5 mil doses serão destinadas para Pouso Alegre. Imunizantes são para aplicação da primeira e segunda doses em adultos acima de 18 anos.

Gabriella Starneck / 19 agosto 2021

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, que abrange 53 municípios da região, vai receber mais duas remessas de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes, que fazem parte do 39º e 40º lotes, serão destinados à aplicação da primeira e da segunda dose em adultos acima de 18 anos.

De acordo com a planilha divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Pouso Alegre vai receber 5.731 doses contra o coronavírus. Serão 2.796 unidades da Pfizer para aplicação da primeira e segunda dose; 1.320 da Coronavac para primeira e segunda dose; e mais 1.615 da AstraZeneca para segunda dose.

A Regional de Saúde ainda não informou quando as doses serão distribuídas para os 53 municípios da região, mas a expectativa é que as prefeituras façam a retirada dos imunizantes nos próximos dias. Assim, será possível  ampliar a vacinação contra a Covid-19 por idade e dar continuidade a aplicação da segunda dose.

Em Pouso Alegre, por exemplo, a imunização está na faixa etária de pessoas com 29 anos. O cadastro para maiores de 18 anos está aberto deste semana passada. Basta preencher o formulário disponível no site da prefeitura.

Logística de distribuição das vacinas

O Governo de Minas informou que com o aumento da periodicidade de envio das vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, a SES-MG distribuirá os imunizantes de acordo com o seguinte planejamento:

  • Remessas que chegam sexta-feira, sábado e domingo: serão distribuídas a partir de segunda-feira e continuidade nos dias seguintes;
  • Remessas que chegam segunda e terça-feira: distribuição a partir de quarta-feira e continuidade nos dias seguintes;
  • Remessas que chegam quarta e quinta-feira: distribuição a partir de sexta-feira e continuidade nos dias seguinte.

Isso porque, a cada remessa, é necessário conferir os lotes, a temperatura, quantitativo de todas as vacinas recebidas, que são separadas por Unidades Regionais de Saúde e municípios, além de elaborar as planilhas de distribuição das doses para as cidades. “Todo esse trabalho é feito, inclusive aos fins de semana, para que a operação seja a mais rápida possível, seguindo padrões de segurança e qualidade”, explica o Governo de Minas.

Mais Lidas