DESTAQUE

Parque Municipal de Pouso Alegre permanece fechado aos finais de semana

Espaço fica aberto ao público de segunda a sexta. Ontem, a prefeitura divulgou novo decreto de enfrentamento à Covid

Terra do Mandu / 14 agosto 2021

Parque Municipal de Pouso Alegre fechado. Foto: Terra do Mandu

O Parque Natural Municipal de Pouso Alegre permanece fechado aos finais de semana. Mesmo com as flexibilizações feitas pela prefeitura, com os decretos de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o espaço utilizado como lazer e práticas esportivas continua fechado aos sábados, domingos e feriados. O parque fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

O Parque Municipal, também chamado de horto florestal, foi fechado ao público em março do ano passado, no início da pandemia. Em outubro, o espaço foi reaberto para atividades apenas nos dias de semana, com exigência de uso de máscaras para os frequentadores. O local dedicado às práticas de lazer, atividades físicas e contemplação da natureza voltou a ser fechado na onda roxa, entre março e abril desse ano.

A reportagem do Terra do Mandu apurou que o parque permanece fechado aos finais de semana para evitar aglomerações.

Parque Natural de Pouso Alegre. Foto Magson Gomes/Terra do Mandu

Novo decreto flexibiliza atividade

Nesta sexta-feira (13), a prefeitura divulgou um novo decreto que flexibiliza atividades comerciais, como o aumento da ocupação de bares e restaurantes em 70% de suas capacidades, respeitando o distanciamento entre mesas. O comércio, e demais locais com permissão para funcionar, devem restringir a aglomeração em seu interior respeitando o limite de três metros quadrados por pessoas. Anteriormente, o limite estava em quatro metros quadrados por pessoa.

Já as atividades com potencial aglomeração de pessoas, inclusive festas, eventos, exposições, congressos, feiras, públicos ou privados, em locais fechados ou abertos poderão ser realizados com limite de até 60 pessoas. Se o público for superior a 60 pessoas somente poderão ocorrer com a existência de protocolo sanitário previamente aprovado pela Vigilância Sanitária Municipal. No decreto anterior, o limite era de 20 pessoas por evento sem a necessidade de protocolo da Vigilância Sanitária.

Em relação às igrejas e templos religiosos, agora as pessoas de uma mesma família poderão dividir o mesmo banco. Até então, o distanciamento deveria ser respeitado por todos.

Mais Lidas