O Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre, não tem mais nenhum idoso ou funcionário infectado com a Covid-19. A instituição viveu um surto da doença no mês passado. Dos 20 idosos contaminados, dois, com 90 e 91 anos, faleceram. Os demais tiveram sintomas leves. Sete funcionários também contraíram o coronavírus e estão livres da quarentena.
Nesta semana, o asilo comemorou o momento em que os últimos idosos foram liberados da ala de isolamento, criada dentro da própria instituição. Com balões e cartazes, os internos e funcionários celebravam o momento, registrado em fotos e vídeo (VEJA NA ENTREVISTA ABAIXO).
Asilo passou mais de um ano sem nenhum caso
A enfermeira responsável pelo asilo, Rosália Guimarães, contou ao Terra do Mandu que o primeiro caso de idoso contaminado com o coronavírus foi detectado no dia 08 de julho, um ano e quatro meses após o primeiro registro de um morador de Pouso Alegre infectado com a doença. “A gente sabe que quando há um caso positivo, como a propagação do vírus é rápida, a gente já esperava que surgissem mais casos. Isolamos o primeiro e fomos testando os idosos que foram aparecendo com sintomas”.
Eficácia da vacina
A enfermeira Rosália ressalta a importância da vacina. “A vacina não vai proibir de você se contaminar. Ela vai te ajudar a não ter sintomas mais graves. Ela previne o agravamento da doença. E foi isso que a gente conseguiu ver aqui. Infelizmente, tivemos essas duas perdas”, explicou a enfermeira.
Desde o início da pandemia, o asilo mantém os protocolos sanitários desde o início da pandemia, indicados pelo Ministério da Saúde. As visitas permanecem suspensas. Mesmo com todos internos e funcionários vacinados, o distanciamento social é exigido, assim como o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool 70%