Região

Natércia já vacinou mais de 70% da população com a 1º dose

Segunda dose foi aplicada em 22% dos moradores. Vacinação contra a Covid-19 no município está na faixa etária de pessoas com 29 anos.

Gabriella Starneck / 19 julho 2021

Natércia, no Sul de Minas, já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em mais de 70% da população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui 4.728 habitantes. Desse total, 3.460 receberam pelo menos uma dose da vacina (73,18%).

“A gente está trabalhando em parceria com a Estratégia Saúde da Família. Então a gente conhece o nosso território, sabe quais pessoas moram dentro desse território, e consegue levantar os dados da população com maior facilidade”, explica a secretária de Saúde, Vyvian Ambrosino. Ela ainda afirma que o fato de a vacina ser aplicada todos os dias, desde que tenham doses disponíveis, também contribuiu para o avanço da vacinação.

Já a segunda dose do imunizante foi aplicada em 1.074 moradores (22,72%). A secretária de Saúde afirma que a adesão à vacinação tem sido positiva, e que o percentual de pessoas imunizadas com a segunda dose só não é maior em razão do intervalo entre as doses.

“A gente só não tem um quantitativo maior de segundas doses aplicadas porque a maior parte da vacina que a gente fez foi a AstraZeneca, e a recomendação é que a aplicação da segunda dose seja feita depois de três meses”.

Natércia vacina pessoas com 29 anos

Natércia é uma das cidades do Sul de Minas que está com a vacinação contra a Covid-19 mais avançada. A imunização no município está na faixa etária de pessoas com 29 anos. E a expectativa é que toda a população adulta seja vacinada com pelo menos uma dose até o mês que vem.

“Se a gente receber mais doses, como temos recebido, a gente acredita que com as estratégias que estamos utilizando a gente consiga fazer [a vacinação] de 100% da população, dentro da faixa etária preconizada, até o início de agosto”, afirma Vyvian Ambrosino.

Mais Lidas