Uma das faixas da Fernão Dias, sentido São Paulo, está interditada para manutenção da via. Foto: Arteris Fernão Dias
O pavimento da Fernão Dias está sendo reconstruído com asfalto reciclado. A primeira etapa da obra acontece no trecho de São Sebastião da Bela Vista, entre os kms 843,5 e 849,5, no sentido São Paulo. Uma das faixas está interditada, mas o trânsito flui normalmente.
De acordo com a Arteris, concessionária que administra a BR-381, essa é a primeira vez que a rodovia recebe esse tipo de tecnologia. São cerca de cinco quilômetros de estrada que passam por essa manutenção desde a segunda quinzena de junho. A conclusão do trabalho deve levar aproximadamente quatro meses, tempo três vezes mais rápido do que a reconstrução na metodologia convencional.
O projeto de manutenção do pavimento utiliza asfalto reciclado, o RAP (Reclaimed Asphalt Paviment). Esse tipo de material, além de trazer qualidade e agilidade no trabalho de manutenção da pista, também é benéfico para o meio ambiente, devido à diminuição de resíduos.
“Segmentos de até 50 metros de pistas podem ser recuperados em apenas um dia, o que no método convencional demoraria até sete dias, devido ao processo de cura entre as camadas de pavimento. Além disso, o asfalto reciclado também possui desempenho e vida útil iguais ao de um pavimento reconstruído em sua totalidade”, diz nota da Arteris.
O gerente de implantação e conserva da concessionária que administra a BR-381, Marcos Gruba, comentou sobre o andamento da obra e benefícios do asfalto reciclado. Veja o vídeo.
Uma das faixas da Fernão Dias, sentido São Paulo, está interditada para manutenção da via. Foto: Arteris Fernão Dias
O pavimento da Fernão Dias está sendo reconstruído com asfalto reciclado. A primeira etapa da obra acontece no trecho de São Sebastião da Bela Vista, entre os kms 843,5 e 849,5, no sentido São Paulo. Uma das faixas está interditada, mas o trânsito flui normalmente.
De acordo com a Arteris, concessionária que administra a BR-381, essa é a primeira vez que a rodovia recebe esse tipo de tecnologia. São cerca de cinco quilômetros de estrada que passam por essa manutenção desde a segunda quinzena de junho. A conclusão do trabalho deve levar aproximadamente quatro meses, tempo três vezes mais rápido do que a reconstrução na metodologia convencional.
O projeto de manutenção do pavimento utiliza asfalto reciclado, o RAP (Reclaimed Asphalt Paviment). Esse tipo de material, além de trazer qualidade e agilidade no trabalho de manutenção da pista, também é benéfico para o meio ambiente, devido à diminuição de resíduos.
“Segmentos de até 50 metros de pistas podem ser recuperados em apenas um dia, o que no método convencional demoraria até sete dias, devido ao processo de cura entre as camadas de pavimento. Além disso, o asfalto reciclado também possui desempenho e vida útil iguais ao de um pavimento reconstruído em sua totalidade”, diz nota da Arteris.
O gerente de implantação e conserva da concessionária que administra a BR-381, Marcos Gruba, comentou sobre o andamento da obra e benefícios do asfalto reciclado. Veja o vídeo.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.