Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

SRE de Pouso Alegre ainda não pode retomar aulas presenciais

Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

As aulas presenciais na rede estadual de educação podem ser retomadas, segundo informou nesta quinta-feira (10) a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), após receber autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O caso estava na justiça após o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute) questionar os protocolos e necessidade de volta de aulas presenciais nesse momento da pandemia de Covid-19.

Porém, a retomada das atividades pedagógicas presenciais não irá ocorrer em todas as regiões de Minas Gerais. O retorno vale apenas para municípios que estiveram nas ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente e onde a prefeitura não apresentar restrições.

Com toda região na onda vermelha, todas as cidades do Sul de Minas ainda terão que aguardar as melhoras nos indicadores da pandemia e consequentemente, a evolução para onda amarela para poder retomar os estudos dentro das salas na rede estadual.

LEIA TAMBÉM: Procura por aulas presenciais fica abaixo do esperado em Pouso Alegre

As atividades presenciais nas regiões que estão nas ondas verde e amarela serão a partir da próxima segunda-feira, dia 14, para os profissionais de educação e no dia 21 para os alunos.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o retorno será seguro, com regras de distanciamento e de higienização; gradual, começando apenas com as turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. A ida dos alunos para as escolas será facultativo, cabendo cada família decidir.

Neste momento, estão em onda amarela as regiões Triângulo Norte e Vale do Aço. Portanto, apenas as escolas que oferecem anos iniciais localizadas nessas regiões poderão retornar às atividades na próxima segunda-feira (14/6).

A SEE/MG continuará oferecendo o Regime Especial de Atividades Não Presenciais e a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizados por meio do Plano de Estudos Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

A cada 14 dias serão avaliadas as condições de cada localidade e os indicadores epidemiológicos para que seja programado um avanço na retomada. Após os anos iniciais, a previsão é de que seja realizado o retorno do 3° ano do ensino médio, seguido pelo 9° ano do ensino fundamental.

Escola Estadual José Marques de Oliveira (Colégio Estadual). Foto: Terra do Mandu

Sair da versão mobile