Comitê Covid decide flexibilizar novas regras da onda vermelha

Mudanças valem para academias, clubes e salões de beleza a partir desta sexta-feira (11); bares e restaurantes terão autorização especial no Dia dos Namorados

Gabriella Starneck / 10 junho 2021

O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu, nesta quinta-feira (10), flexibilizar as novas regras da onda vermelha para as regiões que estão no Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável, como o Sul de Minas. As mudanças valem para academias, clubes e salões de beleza a partir desta sexta-feira (11). Além disso, bares e restaurantes terão autorização especial no Dia dos Namorados.

Durante a reunião, ficou definido que as macrorregiões do Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul continuam consideradas em Cenários Epidemiológico e Assistencial Desfavoráveis. Essa categoria foi criada na semana passada para estabelecer restrições mais rígidas para as regiões em que a situação da pandemia continua crítica, com tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos.

“Seguimos em um momento heterogêneo da pandemia, com mais estresse na rede assistencial em alguns locais. Por isso precisamos manter todos os cuidados e reconhecer as necessidades diferentes das regiões para tomada de decisões”, diz o secretário de Saúde, médico Fábio Baccheretti.

Flexibilização das regras

A partir desta sexta-feira (11), academias, clubes e salões de beleza poderão funcionar até às 19h nos municípios que aderiram ao Minas Consciente, mediante agendamento prévio e aferição de temperatura do público na entrada do ambiente. Eventos e atrativos naturais e culturais, como festas e shows, permanecem proibidos.

Outra mudança é que que bares e restaurante poderão funcionar – nos dias 11, 12 e 13 de junho – até às 22h, excepcionalmente devido ao Dia dos Namorados. Passado este fim de semana, o funcionamento de bares e restaurantes volta a ser limitado até às 19h, sendo permitido o delivery após esse horário — sem possibilidade de retirada no balcão.

Mais Lidas