Saúde

Chegada do frio acende alerta para cuidados com doenças respiratórias

Pneumologista afirma que pessoas podem confundir sintomas de resfriado com o da Covid, e explica como diferenciar as doenças.

Gabriella Starneck / 24 maio 2021

As temperaturas começaram a cair no Sul de Minas, e a tendência é que com a proximidade do inverno o clima fique cada vez mais frio e seco. O pneumologista Ahmad Abduny Rahal alerta para cuidados com doenças respiratórias, já que a queda da temperatura associada à baixa umidade favorece o surgimento de infecções e crises alérgicas.

“Com o frio e o clima seco, a mucosa fica ressecada e perde sua condição de defesa. Isso facilita infecções inicialmente virais, que é o mais comum, e depois a quebra da barreira de defesas podem vir infecções bacterianas: sinusites, pneumonias, amidalites, além da Covid, que ainda, infelizmente, está com a segunda onda”, explica Abduny.

O pneumologista afirma que a dica é se agasalhar bem, principalmente de manhã e de noite, e manter o corpo bem hidratado. Já as pessoas que já têm alguma doença respiratória devem manter as mucosas bem hidratadas, ingerindo água e lubrificando as narinas, porque diminui o risco da penetração de germes.

Diferença entre resfriado e Covid

O médico afirma que as pessoas podem confundir sintomas de resfriado e gripe com o da Covid-19, já que as doenças tem sintomas semelhantes, como, por exemplo, quadro febril, dor muscular e dores no corpo. Porém, ele destaca que alguns sintomas são mais característicos da Covid.

“Se a pessoa tem diarreia, uma febre que vai e volta e dura mais que três dias, fique alerta que pode não ser um resfriado ou gripe, pode ser a Covid. Porque o sintoma principal da Covid é febre e muita dor no corpo. E aqueles sinais que são mais raros, mas que são muito divulgados: perda de olfato e paladar; acometimento do intestino, geralmente com diarreia e náusea; e dor se cabeça, que é muito frequente, mas também é comum na gripe, explica”.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA 

Mais Lidas