
Vacina da Pfizer chega no início da semana. Imagem: reprodução/Pfizer
As mulheres grávidas e as que tiveram filho em menos de 45 dias (puérperas), e que tenham comorbidades, devem se cadastrar no sistema da prefeitura de Pouso Alegre para receberem a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer.
Pouso Alegre é uma das oito cidades do Sul de Minas que receberão a primeira remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech. De acordo com o Governo de Minas, a distribuição para as Unidades Regionais de Saúde começa na próxima segunda-feira (24). Por conta das características do imunizante, é preciso que as prefeituras garantam a aplicação de forma ágil, para evitar desperdício de doses da vacina.
As gestantes e puérperas com comorbidades estão no grupo prioritário que está sendo imunizado neste momento no Brasil. No entanto, a vacina que estava disponível nas prefeituras era a AstraZeneca, que tem contraindicações para essas mulheres.
No momento do cadastro no site da prefeitura, a mulher deve anexar documentos que comprove a comorbidade.
Sobre a aplicação das doses da Pfizer
De acordo com o Governo de Minas, a vacinação será por agendamento e poderá acontecer apenas nas unidades de saúde, que deverão agendar a imunização de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em no máximo quatro dias. Por isso, a recomendação é que a lista de usuários aptos para vacinação seja de duas vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade (lista de espera).
Isso porque a vacina da BioNTech exige uma série de cuidados para conservação do imunizante, como tempo de validade máximo de 6 horas, após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C. Além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos pelo Governo de Minas para cada município receber o imunizante da Pfizer são:
- População acima de 79 mil habitantes;
- Ter equipe capacitada para a administração da vacina;
- Menor distância da sede da Unidade Regional de Saúde (URS): os municípios devem estar distantes, no máximo, 2h30min da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado);
- As unidades devem manter procedimentos orientados à utilização integral das 6 doses (0,3ml) por frasco no período de funcionamento/vacinação.