Região

SES-MG recomenda suspender aplicação da AstraZeneca em grávidas

Pouso Alegre, Extrema e Poços de Caldas já comunicaram a paralisação da vacinação contra a Covid-19 em gestantes com comorbidades.

Gabriella Starneck / 11 maio 2021

Pelo menos duas prefeituras da Regional de Saúde de Pouso Alegre suspenderam a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz em grávidas com comorbidades. Pouso Alegre, Extrema e Poços de Caldas, por exemplo, já informaram a paralisação da vacinação contra a Covid-19 em gestantes.

O anúncio de suspensão aconteceu após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que a vacina AstraZeneca não seja mais aplicada em mulheres grávidas. De acordo com a agência reguladora, a bula atual do imunizante não recomenda o uso por gestantes sem orientação médica.

“A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país”, consta na nota divulgada pela Anvisa.

Governo de Minas também recomenda suspensão

Na tarde desta terça-feira (11), a assessoria da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre informou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou a suspensão imediata da vacinação de gestantes com a vacina do laboratório Astrazeneca/Fiocruz em Minas Gerais.

“A decisão é baseada na recomendação de suspensão do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (10/5). Os 853 municípios estão sendo oficialmente comunicados na tarde desta terça-feira (11/5)”, diz a nota.

Mais Lidas