Esporte

Pouso Alegre faz 1 a 0 e vence o Cruzeiro no Manduzão

Em partida pela 10ª rodada, o Pousão segurou o time da capital após abrir o placar aos 45 minutos do primeiro tempo, com Paulo Henrique.

Magson Gomes / 18 abril 2021

O Pouso Alegre venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na manhã deste domingo (18), em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Resultado que deu ao Pouso Alegre três poções na tabela, indo ao 6º lugar da tabela e com chances para G-4 na última rodada.

O único gol da partida saiu aos 45 minutos do primeiro tempo, marcado pelo atacante Paulo Henrique. E que lance de raça! Paulo Henrique recebeu um lançamento em profundidade, uma enfiada de bola do meia Andrey. O atacante saiu de frente com o goleiro Fábio, que tentou interceptar o lance na entrada da grande área. Porém, PH conseguiu tirar a bola do goleiro, sentiu o choque e seguiu no lance. Mancando, Paulo Henrique foi ao esforço extremo até alcançar e corrigir a trajetória da bola, mandando para o gol vazio. Na sequência, o atacante desabou com as dores na posterior da coxa e a emoção do gol marcado.

Paulo Henrique comemora ao final da partida. Foto: Chiarini Jr/Roma MKT

O jogo

Durante todo o primeiro tempo, o Pouso Alegre era só defesa. Sabendo da superioridade do adversário, o técnico Emerson Ávila armou sua equipe para saber defender e sair nos contra-ataques. O Cruzeiro tinha maior posse de bola. Mas a aplicação de todos os atletas do Dragão do Mandu era de obediência tática de 100%. Com isso, as investidas da raposa não concretizava em lances de perigo. Apenas ficava mais no ataque.

Nos contra-ataques, o Pousão chegou algumas vezes. Matheus Souza teve duas oportunidades. Numa estava impedido. Na outra, recebeu falta e tentou seguir no lance e perdeu o momento da finalização. O Paulo Henrique também teve duas chances. Na primeira, juntou fraco para a defesa de Fábio. A segunda foi a que definiu a partida.

Segundo Tempo

Menos de um minuto do segundo tempo, na saída de bola, Matheus Souza ficou cara a cara com o goleiro Fábio. Melhor para o ídolo cruzeirense. A partir daí, voltou aquele jogo do primeiro tempo: o Cruzeiro tentava, teve vários escanteios a seu favor, mas parou na boa marcação do Pouso Alegre. Os goleiros Cairo e Fábio foram exigidos em duas defesas difíceis e salvaram suas equipes.

VITÓRIA MAIÚSCULA

A vitória do Pouso Alegre sobre o Cruzeiro no Manduzão pode ser considerada maiúscula por diversos motivos. Depois de 29 anos longe da elite do futebol estadual, o Dragão do Mandu derrota um time da capital. É a primeira vitória sobre o Cruzeiro, em quatro confrontos oficiais. O time tem outra vitória em amistoso. Até então, a raposa havia vencido em 1989 e 1990 pelo Mineiro. Além de um empate.

Com o triunfo, o Pouso Alegre briga na parte de cima da tabela do Mineiro e com chances claras de se classificar entre os quatro para a fase final do torneio.

A classificação

O Pouso Alegre iniciou a rodada na 8ª posição. A vitória diante do Cruzeiro deixou a equipe do Mandu em 6ª lugar, com 15 pontos, a dois pontos do G-4. E o mais importante, enfrenta o adversário direto, Tombense que tem 17 pontos, na última rodada da primeira fase. O Dragão do Mandu não depende só dele, porque a URT também venceu na rodada e chegou a 16 pontos. Em caso de tropeço na última rodada da equipe de Patos de Minas, se o Pousão vencer o Tombense entra o G-4 e vai à fase final do Mineiro.

Veja como foi o jogo na transmissão do Terra do Mandu:

Mais Lidas