Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Ex-presidente da Câmara de Pouso Alegre morre após Covid

Ex-vereador Tião Elias. Imagem: reprodução TSE

A Câmara Municipal de Pouso Alegre comunicou, durante sessão ordinária desta terça-feira (23), que o ex-presidente da Casa, Sebastião Alves da Cunha, conhecido como ‘Tião Elias’, faleceu na tarde de hoje. Segundo a família informou à Câmara, o ex-vereador, de 77 anos, foi contaminado com a Covid, mas já estava recuperado da doença quando precisou ser internado. Ele tinha problemas cardíacos que se agravaram.

‘Tião Elias’ foi presidente da Câmara Municipal em 1988. No ano passado, o comerciante foi candidato a vereador pelo PTB e teve 139 votos. O velório do ex-vereador é realizado na funerária Ferraciolli, até às 13h.

Ainda durante a reunião desta terça, o presidente da Câmara, vereador Bruno Dias (DEM), comunicou a morte de Tião Elias e pediu um minuto de silêncio pelo político e demais vítimas da pandemia em Pouso Alegre. A cidade tem 135 vítimas fatais do coronavírus, conforme boletim da prefeitura que contabiliza os dados até esta segunda (22).

As mortes do ex-vereador e da dentista Cristiane Matni, ocorridas nesta terça ainda não constam no boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura.

No período de sábado a segunda foram confirmados 265 novos casos de infectados com a Covid. O total de moradores de Pouso Alegre contaminados desde o início da pandemia alcançou os 9.333. Descontados o total de mortes (135) e os casos em acompanhamento (747), a cidade tem 8.451 pacientes considerados recuperados do coronavírus.

Ocupação de leitos acima de 100%

A ocupação de leitos hospitalares em Pouso Alegre permanece acima dos 100%. E teve aumento no número de pessoas que estão na UTI, mesmo com o registro de mortes no fim de semana. São 69 pacientes internados em UTI, três a mais em relação ao boletim anterior. A ocupação para 121%. A cidade tem 57 leitos disponibilizados para o tratamento de pessoas com a Covid. Os pacientes além desse número foram distribuídos em leitos comuns, que seriam para tratar outras doenças.

Na enfermaria, a ocupação está em 105%, com 97 pacientes internados. Uma leve redução em relação ao boletim anterior. Os pacientes estão distribuídos no hospital referência que é o Samuel Libânio, mas também em hospitais particulares da cidade. E no hospital de campanha, que tem leitos clínicos para internação de pacientes com quadro moderado.