Polícia

PM instaura inquérito para apurar possível excesso de sargentos em abordagem

Motociclista que fugia caiu e foi agredido com chutes e socos, antes de ser algemado. Um idoso que andava de bicicleta foi ferido ao ser atingido pela moto do rapaz.

Magson Gomes / 18 março 2021

A Polícia Militar irá instaurar um ‘Inquérito Policial Militar’ para apurar a conduta de dois sargentos da corporação durante uma abordagem realizada nesta terça-feira (17), em Conceição dos Ouros, Sul de Minas.

Câmeras de segurança de um estabelecimento gravaram a abordagem feita por dois sargentos da PM a um rapaz que fugia de moto. A câmera mostra o momento em que o jovem, de 18 anos, perde o controle da motocicleta ao fazer a curva nessa rua. Depois de subir na calçada, ele se desequilibra e atropela um idoso que andava de bicicleta.

A viatura com os dois policiais chega na sequência. Um sargento está à paisana e o outro fardado. Os dois vão para cima do motociclista já caído no chão e o agride com chutes. O policial fardado continua as agressões com socos. Só depois arrasta o rapaz para ser algemado. Alguns moradores passam e observam a cena, considerando a ação policial violenta.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais avistaram o motociclista entregando um invólucro branco para um homem na rua. Ao ver a viatura policial, o motociclista colocou o embrulho dentro da cueca e fugiu em alta velocidade, com manobras perigosas. A viatura fez a perseguição da moto até o momento que o rapaz perdeu controle e caiu, atingindo o ciclista de 67 anos.

No boletim, os policiais afirmaram que o autor resistiu durante a sua prisão, inclusive agredindo o policial militar. E que durante a prisão foi necessário o uso de força para colocar as algemas.

Com o rapaz, os policiais encontraram 06 porções de maconha, envolvidas em um saco plástico, escondido na cueca. A ocorrência ainda informa que o jovem não tem carteira de habilitação e a documentação da moto estava em situação irregular.

O rapaz de 18 anos foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil. O idoso atropelado pela moto permaneceu no Hospital para exames complementares, pois havia suspeita de ter sofrido fratura no acidente.

Nossa reportagem entrou em contato com o comando do 20º Batalhão da PM em Pouso Alegre, responsável pelo policiamento em Conceição dos Ouros. De acordo com o comando, será instaurado um inquérito policial militar para apurar a conduta dos dois sargentos. O prazo para conclusão do inquérito é de 40 dias.

Mais Lidas