Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 a cidade de Pouso Alegre foi submetida ao toque de recolher. A medida está presente na onda roxa, criada pelo governo de Minas Gerais e estendida a todos os 853 municípios mineiros para conter o avanço da pandemia. Pouso Alegre publicou decreto para seguir a onda roxa de forma integral.
Conforme a norma, das 20h às 05h a população não deve sair às ruas. Até os serviços considerados essenciais devem permanecer fechados nesse horário, exceto os estabelecimentos de prestação de serviço contínuo. O Centro de Pouso Alegre já teve pouco movimento ao longo do dia. Mas, logo após às 20h, as ruas ficaram quase desertas. Fotos feitas nesse horário mostram a Praça Senador José Bento completamente vazia. A Avenida Dr. Lisboa e a Rua Comendador José Garcia também não eram muito diferentes. Um ou outro veículo que passava por ali.
Pelas determinações do governo de Minas, a Polícia Militar ficou encarregada de fiscalizar o cumprimento das restrições previstas na deliberação que criou a onda roxa no estado. A população pode fazer denúncias de aglomerações através do 190.