Região

Peixes são retirados de lago municipal e doados para instituições de Itajubá

Gabriella Starneck / 17 fevereiro 2021

Ação foi necessária para realizar a manutenção da quantidade de peixes compatível com o local, e preservar a qualidade da água. 

A Prefeitura de Itajubá realizou, nesta quarta-feira (17), uma despesca parcial no lago do Parque da Cidade. Mais de 200 peixes da espécie tilápia foram retirados do local, e, posteriormente, doados para quatro instituições do município. A iniciativa foi necessária para preservar a boa qualidade da água.

“A ação demonstra o nosso cuidado com o Parque, que é um cartão postal da nossa cidade, e a integração do trabalho que envolveu as Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Defesa Social e Desenvolvimento Social, finalizando com a doação para as instituições”, afirma o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves.

O Lar da Providência, Vila Vicentina e Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém foram beneficiados. O Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração (Granja) também receberá o alimento e fará a sua distribuição para cerca de 100 famílias carentes.

Floração de algas

Recentemente houve um aumento na quantidade de algas no lago do Parque da Cidade. Por esse motivo, amostras da água e dos peixes foram analisadas pelo Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pelo Instituto Aquaminas.

Após os estudos, foi constatado que a intercorrência não representa riscos para a saúde pública, uma vez que os peixes não consomem tais algas. Sendo assim, estão aptos para o consumo.

Mais Lidas