Saiba porque existem clientes que compram um vestido de R$ 20 mil
Terra do Mandu / 13 fevereiro 2021
Terra do Mandu / 13 fevereiro 2021
Artigo escrito por Maristela Molina
Imagem desfile reprodução Pixabay
Os produtos do consumo de luxo têm uma função subjetiva de representação social, permite ao consumidor prazer pessoal, além da utilidade real de ser um “vestido”, desperta fenômenos simbólicos como prazer pessoal.
Os bens e serviços de luxo podem traduzir um estilo de vida, satisfação pessoal, posição social. Através da leitura sobre o comportamento exibido pelos indivíduos consumidores pode se reconhecer ou identificar sinais de poder, status e prestígio social.
Como o objetivo é atender um público seleto e não a massa, percebemos que nesse sentido, o preço elevado tem uma influência positiva sobre as percepções de luxo e da exclusividade da marca percebida, que por sua vez, pode transferir atitude positiva e desejo.
As marcas de luxo são tidas como capazes de aprimorar a apresentação de uma pessoa, tornando sua aparência mais sofisticada. A preocupação com a aparência pessoal é amplamente disseminada no universo do luxo.
Muitas pessoas entendem que a aparência pode auxiliar em projetos individuais de ascensão social ou aumentar a sensação de bem-estar e pertencimento a um grupo. Esses consumidores de luxo valorizam produtos que demonstram os cuidados estéticos que tomam com seu visual, corpo, vestuário e autoestima que possuem.
O uso de artigos de marcas consagradas e o acompanhamento das tendências internacionais de moda, além da habilidade e conhecimento necessários para saber admirar, valorizar e desfrutar de produtos de luxo com características de sofisticação que os consumidores valorizam e desejam ter reconhecidas em si.
O preço de um produto ou serviço pode ter grande influência em determinar a percepção de valor, e juntamente com a qualidade oferecida, o consumidor passa a optar por esses.
Para esses clientes, qualidade superior e preço elevado são parte do valor agregado ao consumo.
O produto acaba tendo mais influência no cliente do que ao contrário. Já as lojas que fazem a distribuição desses produtos, sejam marcas de produtos de beleza, vestuários, ou mesmo empresas de serviços, como hotéis, transportes, (etc…) precisam ter uma preocupação muito voltada para a qualidade do atendimento oferecido no momento da apresentação do produto, na venda e principalmente no pós-venda, uma vez que o produto em si já traz qualidade elevada.
As empresas precisam permitir ao cliente uma experiência agradável uma vez que a relevância do consumo está muito mais ligada a satisfação pessoal nos mistérios e significados visuais, emocionais e inclusive subliminares que envolvem este tema do que na necessidade de adquirir ou não.
Podemos observar que, para que o Marketing atinja esse nicho tão seleto, é necessário criar ou fomentar experiências e não somente despertar a necessidade de compra, mas sim o desejo de ter aquilo que se apresenta. Uma vez que a oferta pelos concorrentes de produtos similares aos seus é pequena, então sair na frente é demonstrar exclusividade, status, promover experiências de auto realização podem decidir quem fica no mercado ou não.
Imagem reprodução Pixabay
Elencamos aqui alguns valores que influenciam a compra nesses consumidores:
Para atingir esse público é muito utilizado o marketing de conteúdo, em que as empresas patrocinam influencers digitais. Já na televisão não se usa a aplicação para a venda em massa, então os canais de TV a cabo como exemplo HBO (etc…) são os utilizados para divulgação dos produtos de luxo. Além de participação em eventos sociais da alta sociedade.
“Podemos afirmar que o produto influencia muito mais o consumidor do que o consumidor influencia o produto”.
*Referências: http://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/marketing-de-luxo-versus-marketing-tradicional-exemplos-brasileiros/
*Materiais das aulas no ulife
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