Instituição oferece 19 cursos, como iniciação musical, canto, violão e guitarra. A novidade é que em 2021 não será exigido teste de aptidão.
O Conservatório Estadual De Música Juscelino Kubitschek De Oliveira, em Pouso Alegre, vai abrir novas matrículas para cursos gratuitos de educação musical a partir da próxima segunda-feira (08). Segundo o diretor da instituição, Paulo Isaac, o conservatório oferece 19 cursos.
“Nós temos a iniciação musical, que é para crianças do primeiro ano de escola regular. Essas crianças terão musicalização, teatro e canto coral. E durante o ano letivo, serão realizadas oficinas para escolha de instrumentos a partir do 2º ano”, afirma diretor do conservatório. Esse curso é voltado para crianças com seis anos ou mais.
Os cursos de instrumentos oferecidos pela instituição são: acordeon, bateria, clarinete, contrabaixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, piano popular, saxofone, trompete, teclado, viola caipira, violão, violino e violoncelo.
Seleção e inscrição
A novidade é que em 2021 a seleção de alunos será diferente dos anos anteriores. Isso porque o conservatório não exige mais teste de aptidão. Agora, de acordo com Paulo Isaac, serão adotados os seguintes critérios:
- Segunda-feira (8): Crianças de 6 a 9 anos (vagas manhã e tarde)
- Terça-feira (9): Estudantes a partir de 10 anos de escolas estaduais (vagas manhã, tarde e noite)
- Quarta-feira (10): Estudantes a partir de 10 anos de escolas municipais (vagas manhã, tarde e noite)
- Quinta-feira (11): Estudantes a partir de 10 anos de escolas particulares (vagas manhã, tarde e noite)
- Sexta-feira (12): Demais interessados (vagas manhã, tarde e noite)
As senhas para as matrículas serão distribuídas de duas formas, pelo site do conservatório ou na secretaria da instituição. Vale destacar, no entanto, que última opção é voltada apenas para aqueles que não tem acesso à internet. Por isso serão distribuídas apenas 30 senhas por dia.
Os alunos que retiraram a senha, de forma online ou presencial, terão que apresentar cópias da Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Se possível, o conservatório pede que o estudante também leve uma foto 3×4.
“Estes documentos devem estar em envelope lacrado com as seguintes informações na parte externa: nome, telefone de contato, email e código gerado pelo sistema. Esse envelope deve ser entregue no conservatório – R. Francisco Sales, 116, Centro – durante o mês de fevereiro”, afirma o diretor da instituição.
A documentação deve ser entregue na segunda e quinta, de 13h às 17h, ou na terça, quarta e sexta, das 08h às 12h. Vale destacar que estudantes já matriculados em 2021 não poderão efetivar nova inscrição.