Região

Minas Consciente: Itajubá passa a integrar a “Onda Amarela” do programa

Gabriella Starneck / 18 janeiro 2021

Nova classificação resulta em algumas mudanças, como a proibição dos serviços não-essenciais com alto risco de contágio.

Itajubá passou a integrar a “Onda Amarela”, do Minas Consciente, no último sábado (16). A nova classificação resulta em algumas mudanças, como a proibição dos serviços não-essenciais com alto risco de contágio, que eram permitidos na “Onda Verde”.

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas define a mudança de onda do município, de acordo com taxa de evolução da Covid-19. Desta forma, é possível orientar o funcionamento seguro do comércio nas cidades.

O programa é dividido em três ondas, verde, amarela e vermelha. Quanto maior o número de casos e leitos hospitalares ocupados, maior é a restrição ao comércio. Confira os serviços que funcionam em cada onda:

  • Onda Verde: serviços essenciais, serviços não-essenciais e serviços não-essenciais com alto risco de contágio;
  • Onda Amarela: serviços essenciais e serviços não-essenciais;
  • Onda Vermelha: somente serviços essenciais.

A classificação da Onda Amarela, segunda mais restritiva do programa, acende um novo alerta para que o município não chegue à “Onda Vermelha”. Para isso, é necessário redobrar os cuidados com a Covid-19, fazendo o uso de máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social.

Covid-19 em Itajubá

De acordo com o último boletim epidemiológico da Prefeitura de Itajubá, divulgado na noite deste domingo (17), a cidade possui 2.345 casos confirmados do novo coronavírus, com 86 mortes. Atualmente, 26 pacientes positivos da doença estão em recuperação, sendo que quatro estão hospitalizados e 22 em tratamento domiciliar.

Mais Lidas