Medida foi tomada após aumento de casos de contaminados e mortes pelo coronavírus na cidade
O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), assinou, nesta terça-feira (22) um novo decreto com medidas de enfrentamento ao Novo Coronavírus. O decreto nº 5.216 volta a restringir o horário de gratuidade para idosos nos ônibus urbanos. Medida foi tomada diante do novo aumento de casos de Covid-19 na cidade.
A partir desta data “a gratuidade das tarifas no transporte público coletivo a usuários com mais de 60 anos fica restrita ao período das 9h às 16h”.
Em julho, o decreto nº 5.175, já havia estabelecido essas mesmas regras, para limitar a circulação das pessoas consideradas do grupo de risco. Porém, depois foram publicados decretos que flexibilizaram algumas medidas na cidade.
Segundo o texto atual, o decreto de atualização das medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia leva em consideração o aumento dos casos diagnosticados e dos óbitos confirmados em decorrência do vírus em Pouso Alegre nas últimas semanas.
“Diante desse quadro, optou-se pela restrição de horário para contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública ao público considerado do grupo de risco”, informa texto divulgado pela assessoria da prefeitura.
Quase 4 mil casos e 80 mortes
A prefeitura de Pouso Alegre confirmou ontem (21), mais duas mortes por Covid-19 no município.Uma das mortes já constava nos boletins anteriores como óbito em investigação. O outro caso é de paciente que já tinha o diagnóstico da doença.
Com as duas confirmações, Pouso Alegre alcança a triste marca de 80 moradores que morreram em decorrência de complicações da pandemia.
No município, o total de pacientes que já foram infectados pelo coronavírus é de 3.997. Desses, 3.844 pacientes estão recuperados da doença (96%). Atualmente, são 73 casos em acompanhamento, entre pacientes internados em hospitais e pessoas que cumprem quarentena em casa. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira.
OCUPAÇÃO DE LEITOS
Pouso Alegre tem 16 pacientes internados, sendo 11 em leitos de enfermarias e cinco em UTI. De cidades vizinhas, são 31 pacientes internados em hospitais de Pouso Alegre, sendo 17 em leitos clínicos e 13 em UTI. Com isso, a ocupação de leitos de UTI se mantém em 90%, com 18 das 20 vagas ocupadas.