Esporte

Em reunião virtual, com a participação do Pousão, FMF define formato do Campeonato Mineiro de 2021

José Eymard / 15 dezembro 2020

Foto: Chiarini Jr

O Pouso Alegre FC participou na tarde da última segunda-feira (14) da reunião da Federação Mineira de Futebol (FMF) que decidiu o formato de disputa do Campeonato Mineiro em 2021. O encontro virtual, chamada de Conselho Técnico, envolveu os 12 clubes que disputarão o torneio.

Não houve mudança nos moldes da competição em relação ao campeonato de 2020. Os 12 clubes se enfrentarão em um único turno, classificando os quatro primeiros colocados para as semifinais. Assim como neste ano, não haverá jogos de quartas de final. A decisão do campeão será em dois jogos, de ida e volta. Ainda está previsto o Troféu Inconfidência entre as equipes que se classificarem da 5ª a 8ª posição na fase inicial e a Recopa Mineira que envolve o campeão do interior com o campeão do Troféu Inconfidência.

Estão na primeira divisão, além do Pouso Alegre FC, o América, Atlético, Cruzeiro, Tombense, Caldense, Uberlândia, Boa Esporte, Patrocinense, URT, Coimbra e Athletic. A FMF não divulgou ainda a tabela de jogos.

Outros tópicos da reunião:

Datas

O campeonato começará logo após o encerramento do Brasileirão. Vai de 28 de fevereiro, com a decisão do campeão prevista para o dia 23 de maio.

Nome do Campeonato

A primeira divisão (Módulo I) será chamada, pelo 5º ano consecutivo, de Campeonato Mineiro Sicoob, já que teve contrato renovado com o sistema financeiro cooperativo.

Árbitro de Vídeo e Estádios

O VAR será utilizado nas semifinais e finais. Os clubes do Campeonato Mineiro interessados em usar os estádios na semifinal com a tecnologia do VAR deverão realizar a homologação até a última rodada da fase classificatória.

Inscrição dos atletas

Não haverá limite de inscrição de atletas, e um mesmo jogador não poderá atuar por duas equipes diferentes. Os registros não terão data limite, e o atleta deverá aparecer no BID até o último dia útil anterior à partida em que atuará.

Licença dos treinadores

Os técnicos deverão possuir licença CBF para dirigir equipes no Mineiro Sicoob 2021.

Acesso ao público

O acesso do público dependerá da liberação das autoridades de saúde, devido a pandemia de Covid-19. Caso a torcida seja liberada às vésperas da 11 ª rodada, será aguardada a fase seguinte. O ingresso mínimo cobrado terá o valor de 10 reais.

Capacidade dos estádios

Não haverá exigência de capacidade mínima dos estádios em nenhuma fase da competição.

Mais Lidas