Notícia

Família faz campanha para comprar aparelhos auditivos para adolescente em Pouso Alegre

Magson Gomes / 02 dezembro 2020

Bianca tem surdez moderada nos dois ouvidos e descobriu a doença durante a pandemia. O par de aparelhos pelo SUS demora cerca de 18 meses e pelo sistema privado custa cerca de R$ 13 mil.

Bianca, de 12 anos, se prepara para mais uma aula de ballet. Ela é bolsista da Escola Luiz Henrique em Pouso Alegre há cinco anos e, nesse período de pandemia, transforma o próprio quarto no espaço para ensaios e aulas. Ela quer ser bailarina profissional e “ir para a melhor escola do mundo, que é a academia de Bolshoi”, projeta a adolescente.

Bianca também está no sétimo ano do ensino fundamental. Ela é a filha única do casal Ana Marina e Rafael. Foi nesse ano, durante a pandemia, que os pais descobriram que a filha tem problema de audição.

Isso ocorreu porque o volume da televisão estava sempre alto demais para os ouvidos dos pais.

Bianca tem perda moderada nos dois ouvidos, tendo dificuldade para ouvir e entender o que as pessoas falam.

A fonoaudióloga Samanta Vieth fez a audiometria na estudante e confirma a necessidade de aparelho auditivo.

A família até buscou o SUS, através de uma clínica em Pouso Alegre, que fornece o par de aparelhos. Mas, de acordo com Ana Marina, são cerca de 18 meses para receber os dispositivos.

Já no sistema privado, o par da prótese auditiva custa cerca de R$ 13 mil. Sem condições financeiras para arcar com o tratamento, Ana Marina criou uma campanha de arrecadação online para pedir ajuda a mais pessoas. Por enquanto, nem 15% da meta foram atingidos.

As pessoas interessadas em fazer alguma contribuição podem clicar direto no link da ‘vakinha online da Bianca.

Bianca ensaia no próprio quarto durante a pandemia. Foto: Terra do Mandu

Mais Lidas