DESTAQUE

Capela de Fátima recebe iluminação especial em Pouso Alegre

Magson Gomes / 02 dezembro 2020

Decoração em luzes de LED será permanente e faz parte da valorização de prédios tombados pelo patrimônio municipal

A capela dedicada à Nossa Senhora de Fátima em Pouso Alegre ganhou uma iluminação especial. Refletores de LED deixam a fachada da igrejinha, construída a quase 70 anos, multicolorida.

A capela guarda os poucos resquícios da arte Barroca em Pouso Alegre. Algumas peças da antigas Catedral (partes do altar, florões, medalhão, sacrário, peças ornamentais) foram reinstaladas na Capela e fazem parte do Trono – Retábulo onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A inauguração da iluminação especial ocorreu nesta terça-feira (01), com a presença do prefeito Rafael Simões e do padre Jésus Andrade Guimarães, pároco da Paróquia de Fátima. VEJA NO VÍDEO ABAIXO.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Antônio Lemes da Silva, no bairro de Fátima, às margens da BR-459.

A iluminação é permanente e pode ter suas cores alternadas. Neste mês permanecerá na tonalidade vermelha, a exemplo de outros prédios tombados pelo patrimônio histórico do município e já iluminados pela prefeitura, em conformidade com a campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a aids.

A Capela de Fátima em Pouso Alegre

O surgimento da Capela de Fátima, no bairro de Fátima, em Pouso Alegre antecede a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A construção da capelinha provisória começou em 04 de maio de 1953, por iniciativa do então cura da Catedral Metropolitana, Monsenhor Octaviano Lamanéres, em terreno doado pelos senhores Porfírio Ribeiro de Andrade, Ivo Guersoni e José Dutra de Faria.

Em 10 de maio, diante de uma multidão de fiéis, aconteceu a benção da primeira pedra do “futuro Santuário de Nossa Senhora de Fátima”, conforme registrado no Livro de Tombo da Capela. Uma imagem provisória de Nossa Senhora de Fátima foi colocada no local. A partir desta data, mensalmente, passou a ser celebrada Missa no local. Em 20 de setembro de 1953 foi posto e inaugurado o primeiro sino da capelinha.

Em 30 de outubro de 1954 chega a Pouso Alegre, vinda de Portugal, a imagem que atualmente se encontra no altar da Capela. Ela foi esculpida pelo mesmo escultor da imagem peregrina, abençoada no Santuário de Fátima (Portugal) e tocada pela irmã Lúcia, uma das videntes das aparições ocorridas na Cova da Iria. A construção definitiva, de tipologia eclética neoclássica, teve início anos depois, em setembro de 1961.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal. Foto: Terra do Mandu

Diversas campanhas foram realizadas em prol da construção. Ao longo dos anos foram realizados melhoramentos e alterações no templo. A última foi a substituição do altar de madeira. Segundo relatos orais, ele foi retirado pois estava danificado pela ação do tempo e pelos carunchos.

Curiosidades: SONHO MARINO – Segundo desejo de Monsenhor Octaviano – antigo Cura da Catedral – a Capela de Nossa Senhora de Fátima seria um Santuário Mariano para a Cidade de Pouso Alegre. Assim seu empenho em trazer uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal tocada pelas próprias mãos da vidente de Fátima, Irmã Lúcia, Carmelita em Coimbra.

ARTE BARROCA – Algumas peças da antigas Catedral (partes do altar, florões, medalhão, sacrário, peças ornamentais) foram reinstaladas na Capela e fazem parte do Trono – Retábulo onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Estas peças são os poucos resquícios de arte Barroca que podem ser vistos na cidade.

PATRIMÔNIO MUNICIPAL – A Capela de Fátima tem sua arquitetura tombada pelo Conselho Municipal de Cultura EM 1999. Com forma Neoclássica da década de sessenta conforme arquivo. A capela de Nossa Senhora de Fátima está na parte alta do Bairro de Fátima I, tendo como objetivo ser vista por toda cidade. (Com informações da secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais)

Mais Lidas