Grupo de pais defende a retomada das aulas presenciais em Pouso Alegre

Luíza Carvalho / 25 novembro 2020

‘Grupo Pais pela Educação em Pouso Alegre’ apresentou plano de retomada imediata das aulas presenciais no município. Eles defendem que, assim como em outras atividades, a educação tenha um plano de retomada urgente. Uma reunião foi realizada nesta terça (24) com a secretaria de Educação, representantes de escolas e sindicatos para debater o assunto.

Foto: Grupo de pais pela Educação

Um grupo de pais de alunos da rede privada de educação resolveu se unir para pedir a retomada imediata das aulas presenciais em Pouso Alegre. Eles defendem que a educação também tenha um plano de retomada, assim como foi feito em outras atividades no município.

O ‘Grupo Pais Pela Educação em Pouso Alegre’ reúne cerca de 800 pessoas nas redes sociais. O movimento entende que a volta às aulas ainda neste ano é uma necessidade, tendo em vista que a situação da cidade, em nível de saúde, está controlada de acordo com os dados divulgados pela prefeitura.

No mês de outubro, o grupo fez um pedido de apresentação de plano de retomada de aulas presenciais na Câmara Municipal de Pouso Alegre para que os vereadores tomassem providência junto à prefeitura. O pedido também foi protocolado junto à Secretaria de Educação e Prefeitura de Pouso Alegre.

Os pais, que participam do movimento, defendem o retorno seguro observando e cumprindo todos os protocolos de segurança, assim como foi definido e liberado outras atividades no município.

Uma das representantes do grupo, Carolina de Oliveira, que tem uma filha no 3° ano do ensino fundamental, defende “a volta urgente, com protocolos de segurança para que as escolas possam cumprir e voltarem a funcionar”.

Carolina também questiona “Por que nossas crianças, que não são os maiores vetores de transmissibilidade, ainda estão isoladas da escola e de seus amigos, da convivência e de tudo o que a escola traz de benefício, se os pais não estão isolados?”.

O grupo fez uma análise jurídica com decisões judiciais de todo o país e irá protocolar junto às autoridades, para auxiliar nas regras que a prefeitura irá definir. Eles argumentam que continuarão a luta, pois, entendem que o ano ainda não acabou e um dia de criança na escola, ainda que para atividades extracurriculares, é um dia a menos da ociosidade em que estão.

REUNIÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Foto: Ascom prefeitura

Após o movimento criado pelo grupo de pais, a secretaria municipal de Educação fez uma reunião, na noite desta terça-feira (24), com representantes de sindicados e de escolas, pais e professores.

Durante a reunião, realizada no auditório da Faculdade de Medicina, a secretária de Educação, Leila de Fátima Fonseca, apresentou a proposta do município de retomada das aulas presenciais. Os representantes de pais de alunos, membros do Comitê Externo, Superintendência Regional de Ensino, SIPROMAG, SINPRO, SINDUTE, SISEMPA também se manifestaram.

Segundo a secretaria informou por nota da assessoria de imprensa, a ideia é formar comissões para elaborar os protocolos que possam permitir uma retomada gradual e segura das aulas presenciais no município em 2021.

“Estamos ouvindo todos os envolvidos para compreender as preocupações, ouvir sugestões e construir de forma coletiva um protocolo seguro e eficiente para a volta às aulas presenciais em Pouso Alegre de forma gradativa a partir de 2021”, destaca a secretária de Educação.

Mais Lidas