Esporte

Pouso Alegre conquista acesso à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro

Magson Gomes / 21 novembro 2020

Última vez que o Pousão disputou a elite do Mineiro foi em 1992, há 28 anos. O Dragão do Mandu garantiu o retorno com a combinação de resultados desta 5ª rodada do Quadrangular Final.

Pouso Alegre lidera o Quadrangular Final do Módulo II. Foto: Chiarini Jr – PAFC-TV

O Pouso Alegre Futebol Clube está de volta à elite do Campeonato Mineiro. O acesso foi confirmado neste sábado, dia 21 de novembro de 2020, antes de entrar em campo para enfrentar o Athletic, em São João del-Rei, pela 5ª rodada do Quadrangular Final do Módulo II.

Contas para o acesso

O Quadrangular Final é disputado por quatro equipes, se enfrentando em turno e returno, totalizando seis jogos. Ao final, as duas primeiras colocadas sobem para a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro de 2021.

Neste sábado, pela manhã, o Betim venceu o Nacional de Muriaé e foi a sete pontos. O Nacional permaneceu com quatro pontos.

Com nove pontos, o Pouso Alegre entrou em campo para enfrentar o Athletic com a classificação já garantida. Isso porque Betim e Athletic se enfrentam na última rodada e apenas um deles poderia ultrapassar o Pouso Alegre, mesmo que o Pousão perca hoje para o Athletic e para o Nacional no Manduzão, no próximo sábado (28).

Tabela do Quadrangular Final após a 5ª rodada. reprodução FMF

Se vencesse o Athletic o Pouso Alegre garantiria o título do Módulo II. Mas o Dragão sofreu um gol nos acréscimos do segundo tempo e perdeu a partida por 1 a 0, deixando a definição do campeão para a última rodada.

Dia histórico

A última vez que o Pouso Alegre disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro foi em 1992. No ano seguinte, o time desistiu da competição por problemas financeiros e foi automaticamente rebaixado para o Módulo II em 1994.

Até 1998 o clube permaneceu no Módulo II tentando voltar à elite. Em 1999 parou as atividades profissionais. Em 2009 voltou na Segunda Divisão, pelo mesmo motivo de ter interrompido sua participação no Módulo II. Foi um ano sem sucesso e o clube adormeceu de novo.

O retorno às atividades profissionais ocorreu em 2018. O Ex-atleta do Dragão do Mandu, Paulo da Pinta, assumiu a presidência após eleição autorizada pela justiça em 2017, que destituiu a antiga diretoria por não cumprir o estatuto do clube.

No início desse ano, o Conselho Deliberativo resolveu dar continuidade à gestão da atual diretoria e, por aclamação, Paulo da Pinta seguirá como presidente até o fim de 2023.

Desde que retomou os trabalhos, Paulo da Pinta já projeta um acesso o mais rápido possível para o clube.

Campeão invicto da Segundona em 2019

Em 2019, no segundo ano da retomada, o Pouso Alegre FC foi campeão invicto da Segundona Mineira. E um ano depois, na sequência, poderá ser campeão do Módulo II, estando garantido no Campeonato Mineiro de 2021.

Campanha do Módulo II 2020

O Pouso Alegre conquista o acesso com uma campanha quase irretocável no Módulo II de 2020. Na fase classificatória foram 11 jogos, com seis vitórias, três empates e duas derrotas. As derrotas aconteceram quando o time já estava classificado para o Quadrangular Final, terminando a primeira fase como líder.

No Quadrangular Final, o Pousão largou logo na frente, vencendo todos os adversários dessa fase, com três vitórias nas primeiras rodadas. Com os nove pontos conquistados, o Dragão do Mandu perdeu na 4ª rodada no returno diante do Betim e foi para a 5ª rodada dependendo de um ponto para conquistar o acesso. Ou uma combinação de resultados já garantia a vaga na Primeira Divisão do Campeonato de 2021 para o Pouso Alegre.

Mais Lidas