Notícia

Entrevista de emprego: A alegria de ter o currículo selecionado entre mais de 200 inscritos

Magson Gomes / 24 setembro 2020

Indústria anunciou 21 vagas para início imediato. mais de 200 currículos foram enviados em três dias de captação. Candidatos estão em processo de seleção e contratação. VEJA VÍDEO ABAIXO

Na próxima semana, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério da Economia, divulga novos números do emprego no Brasil. No último mês, Pouso Alegre demonstrou recuperação das vagas perdidas durante a pandemia da Covid-19. No acumulado de 2020, Pouso Alegre tem saldo negativo de 1.337 vagas de emprego fechadas.

A esperança vem com os anúncios de novas vagas no comércio e indústria. Uma empresa do ramo de alimentação do município anunciou a contratação imediata de 21 pessoas e já informou que no próximo mês vai contratar mais 20. Essa empresa, que não quis divulgar o nome, não demitiu durante a pandemia.

Uma das pessoas que está no processo de contratação é Flávia Ferreira Scodeler. Ela está esempregada há seis anos. Deixou currículos por toda a cidade. Estava sobrevivendo de bicos, como faxinas, vendas informais e recebendo auxílio do governo federal.

Na reportagem abaixo ela conta a esperança de voltar a ter um emprego fixo depois de tanto tempo.

A situação de Leandro dos Santos, apesar de estar há um mês sem emprego, não é diferente. A necessidade de ter a carteira assinada de novo é urgente. CONFIRA A MATÉRIA!

Comportamento do emprego em Pouso Alegre em 2020

No acumulado de 2020, Pouso Alegre tem saldo negativo de 1.337 vagas de emprego fechadas. Segundo os dados do Caged, o setor de serviços é o mais afetado pela pandemia, com menos 651 postos de trabalho na cidade.

Pouso Alegre voltou a ter saldo positivo criação de empregos, conforme mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana. Julho ficou com + 227 pessoas admitidas, em relação aos demitidos no mês.

Por causa da pandemia da Covid-19, Pouso Alegre teve quatro meses consecutivos de retração nas vagas de trabalho, com mais gente sendo demitida do que contratada. Abril teve o maior número de vagas fechadas. Foram 703 admissões contra 1.702 demissões no segundo mês da pandemia. O saldo negativo foi de 1.001 postos de trabalho fechados (veja quadro abaixo mês a mês).

Em julho, Pouso Alegre teve 1.407 postos de trabalho com carteira assinada, contra 1.180 demissões. Os três setores que mais contribuíram nesse período foram comércio, com saldo de 92 empregos, construção civil, com 68, e serviços, com 36.

Mais Lidas