Notícia

Hospital recebe 11 cadeiras de rodas após arrecadar quase uma tonelada de lacres de latinhas

Magson Gomes / 13 agosto 2020

Programa ‘Lacre Amigo’, da Arteris Fernão Dias, já doou mais de 80 cadeiras pelo programa a instituições de Minas e São Paulo. A cada 140 garrafas PET com lacres surge uma cadeira de rodas

Lacres de latinhas de alumínio se transformam em cadeiras de rodas, que são doadas a hospitais e instituições filantrópicas. Nesta semana (11/08), o programa ‘Lacre Amigo’, desenvolvido pela Arteris, concessionária que administra a rodovia Fernão Dias, entregou 11 cadeiras ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Para isso, o hospital fez uma campanha e conseguiu arrecadar quase uma tonelada de lacres (990 kg). A diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis, agradeceu a parceria com a empresa Arteris Fernão Dias, que possibilita ajudar o Hospital com a doação de cadeiras de rodas.

“É uma parceria muito gratificante para nós, que arrecadamos os lacres, com a ajuda de funcionários e população, e na troca recebemos as cadeiras de rodas que são essenciais na prestação de nossos serviços de saúde”, disse a diretora.

Demanda por cadeiras de rodas aumentou no HCSL em tempos de tratamento de pacientes com Covid-19. Foto: Divulgação Ascom/HCSL

140 garrafas de lacre vira uma cadeira de rodas

Segundo a Arteris, desde 2011, com a ajuda de voluntários parceiros da causa, já foram entregues 83 cadeiras de rodas em instituições do estado de Minas Gerais e São Paulo.

A cada 140 garrafas PET cheias de lacres, a Arteris Fernão Dias recebe uma cadeira de rodas, que é destinada a instituições de atendimento social, hospitais, asilos ou escolas.

“Colaboradores, usuários das rodovias, instituições e empresas parceiras atuam de forma voluntária no recolhimento do material, que é acumulado em garrafas PET de 2 litros, servindo de unidade de medida. Os lacres são repassados para indústrias e depois reciclados, voltando a serem utilizados como chapas de alumínios”, explica a gerente de sustentabilidade, Christiana Costa.

Em agosto, quando é comemorado o mês do voluntariado, a concessionária irá entregar 29 cadeiras de rodas pelo programa Lacre Amigo.

Além do benefício social, o Lacre amigo também traz ganhos para o meio ambiente. Com o montante de cadeiras doadas pela Arteris Fernão Dias, mais sete toneladas de lacres foram impedidas de serem descartados de maneira incorreta no meio ambiente.

A cada 140 garrafas PET cheia de lacres uma cadeira de rodas é fabricada. Foto: Divulgação Arteris

Mais Lidas