Equipes da prefeitura, bombeiros e Exército trabalharam no combate fogo. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso.
Equipes da prefeitura de Pouso Alegre, do Exército e do Corpo de Bombeiros trabalham no combate a um incêndio que atinge a vegetação e a mata do Parque Municipal Professor Fernando Bonillo, nesta quarta-feira (05).
De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o fogo começou na vegetação seca e se espalhou rapidamente por uma grande área nas proximidades do parque, incluindo loteamentos na área urbana. As chamas também atingiram parte do Parque Natural Municipal, área de reserva ambiental do município.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Alberto Maia Valério, diz que há indícios de que o incêndio possa ser criminoso. “Estamos falando que existem indícios e as investigações é que vão apurar e trazer o resultado para conhecimento de todos. É muito triste ver isso, sendo que a gente cuida tão bem do nosso meio ambiente, que a gente procura tratar os negócios relacionados ao meio ambiente, à preservação da natureza, o equilíbrio entre a fauna e a flora com tanto profissionalismo, com tanto carinho.”, afirma o secretário.
No final da tarde o fogo foi controlado. O tamanho da área consumida pelo fogo ainda não foi calculado.
Medidas preventivas
No mês passado, a prefeitura fez aceiros contra incêndios nas áreas do Parque Municipal e Morro do Cristo para evitar as queimadas nessa época de tempo seco.
Outra medida anunciada é a ronda feita em moto por dois fiscais. Eles rodam pelas divisas do Parque e na área da Reserva Biológica, incluindo o acesso ao Cristo. O objetivo também é para prevenir possíveis crimes ambientais.