Pouso Alegre

Prefeitura faz aceiros contra incêndios nas áreas do Parque Municipal e Morro do Cristo em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 22 julho 2020

Essas áreas de conservação ambiental abrigam remanescentes da Mata Atlânticas. Também são feitas rondas periódicas em motos para prevenir possíveis crimes ambientais.

Aceiro na divisa entre área de pastagem e reserva ambiental. Foto: divulgação prefeitura

Com a chegada do período mais seco do ano, onde ocorrem muitas queimadas, a secretaria municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Pouso Alegre está adotando medidas para evitar incêndios nas áreas de proteção ambiental do município.

Um dos serviços é a manutenção dos aceiros ao redor da floresta do Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes, também conhecido como Horto Florestal, e da Reserva Biológica nas proximidades do Morro do Cristo. Em caso de incêndio nas áreas de pasto nas divisas, o aceiro impede que as chamas consigam alcançar a mata.

Segundo a secretaria, dois fiscais usam motocicletas para fazer a ronda tanto nas divisas do Parque quanto na área da Reserva Biológica, incluindo o acesso ao Cristo. O objetivo dessas rondas é o monitoramento periódico da área, para prevenir possíveis crimes ambientais.

“Algumas vezes os incêndios são provocados de forma criminosa, outras são acidentais, mas o fato é que todo tipo de queimada é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Milhares de espécies animais e vegetais são perdidas, o que afeta diretamente o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida de todos nós”, relata o Secretário de Meio Ambiente Alberto Maia Valério.

Cerca construída para evitar a entrada de gado na área de reserva ambiental. Foto: divulgação prefeitura

Outra ação é a manutenção de cercas da divisa do Horto. Rebanhos de gado de propriedades rurais vizinhas, que ocasionalmente podem entrar na floresta para pastar, causam pisoteamento e compactação do solo, provocando alteração no ambiente natural e prejudicando os animais silvestres.

Todas essas melhorias visam manter a integridade dessas áreas naturais protegidas no município, que abrigam importantes remanescentes de Mata Atlântica, repletas de recursos naturais indispensáveis para a manutenção da qualidade ambiental do município e região.

Área de reserva biológica que abrange o Parque Municipal e o Morro do Cristo de Pouso Alegre. Foto: divulgação prefeitura

Mais Lidas